Notícias Estacionamento. Polícia Municipal do Porto vai usar câmaras para multar

Porto

Estacionamento. Polícia Municipal do Porto vai usar câmaras para multar

Novo sistema de controlo do estacionamento foi anunciado no ano passado e já tem data de entrada em vigor.

Para combater o estacionamento abusivo no Porto, a Polícia Municipal vai instalar câmaras no tejadilho em, pelo menos, duas das suas viaturas.

É expectável que estas câmaras comecem a funcionar já a partir de março, de acordo com a Câmara Municipal do Porto. Esta medida já tinha sido anunciada em agosto de 2023.

Isto significa que as multas irão ser passadas através do registo fotográfico automático das matrículas das viaturas mal estacionadas. No entanto, caberá ao agente da autoridade a emissão das coimas.

De acordo com o JN, em 2023 a Polícia Municipal do Porto registou cerca de 33 mil autos de contra-ordenações no Porto, e 15 515 reboques de viaturas.

STCP também vai usar tecnologia

Porém, não irá ser só a Polícia Municipal a usufruir destas câmaras. Também a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai usufruir deste novo sistema, para multar viaturas estacionadas nos corredores do BUS e paragens de autocarros.

“A STCP e a Polícia Municipal têm uma viatura comum, na qual anda um elemento da STCP e um fiscal da Polícia Municipal que faz as autuações. Neste momento, vamos dar a possibilidade a elementos da própria STCP, que estão devidamente formados e acreditados, para fazer a fiscalização exclusiva no âmbito da mobilidade dos transportes públicos.”

António Leitão da Silva, comandante da Polícia Municipal ao Observador

Para além disto, desde o início do ano que os radares móveis de controlo de velocidade já se encontram ativos.

Recorde a lista de radares para fevereiro de 2024:

Fonte: Lusa

Sabe esta resposta?
Quanto pode custar uma multa de estacionamento?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Multas de estacionamento. Quanto custam e como as contestar?