Notícias Acabaram os motores Diesel na Porsche. Porquê?

Mercado

Acabaram os motores Diesel na Porsche. Porquê?

A Porsche acaba de anunciar o fim das motorizações Diesel em toda a sua gama de modelos, 16 anos após o primeiro Porsche Diesel. A marca justifica a decisão com a baixa procura destes motores, mas poderá haver outro motivo...

Porsche Diesel

ATUALIZAÇÃO [01/03/18]: Motores Diesel na Porsche vão continuar

Precisamente 16 anos depois de ter lançado o seu primeiro modelo com motor alimentado a gasóleo — o SUV Cayenne — a marca de Estugarda anuncia o fim das motorizações Diesel— vê aqui o desmentido da marca alemã.

Na prática, isto significa que os modelos Macan S Diesel e Panamera S Diesel serão descontinuados, passando a existir apenas as variantes a gasolina e híbridas destes modelos.

Em declarações à revista Autocar, a marca refere que a produção do Macan S Diesel e Porsche Panamera Diesel foi descontinuada. Uma decisão que é justificada, segundo a marca, devido à maior procura pelas versões a gasolina e híbridas.

A notícia surgiu depois de recentemente a marca ter apresentado o novo Porsche Cayenne, sem confirmar a chegada de uma variante Diesel, que poderá ficar definitivamente de fora.

A mesma justificação foi aliás aplicada para justificar o desaparecimento do Panamera 4S Diesel. A variante Diesel do modelo representou em 2017 15% das vendas, enquanto as versões a gasolina somam 35%. A variante híbrida reuniu 50% da preferência.

O “outro” motivo

A diminuição da procura por motorizações Diesel poderá ser apenas metade da resposta. A entrada em vigor do ciclo de homologação WLTP, em setembro deste ano, está a precipitar a «morte» de diversos modelos (BMW M3, Ford Focus RS, Subaru WRX STI, entre outros).

Porsche Panamera Hybrid
Porsche Panamera Turbo S e-Hybrid Sport Turismo.

A Porsche poderá ter decidido que, proceder à homologação dos seus motores Diesel, provenientes do grupo Volkswagen, não seria rentável. Solução? Terminar a produção de todos os modelos equipados com motorizações a gasóleo.

A NÃO PERDER: WLTP. Tudo o que precisa de saber sobre o novo ciclo de consumos e emissões

Futuro elétrico

Agora, a marca tem os olhos postos na eletrificação, tendo anunciado o maior investimento da sua história nesta tecnologia. Os primeiros resultados estão prestes a chegar. Em 2019 ficaremos a conhecer o Porsche Mission E, e mais para a frente, uma versão eletrificada do futuro Porsche 911(geração 992).

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Qual a designação do novo motor a gasolina da Volvo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volvo XC40 T3 estreia novo motor de três cilindros a gasolina