Notícias Peugeot Rally Cup Ibérica 2022. 34 participantes e 140 000 euros de prémios

Desportos Motorizados

Peugeot Rally Cup Ibérica 2022. 34 participantes e 140 000 euros de prémios

A quinta temporada da Peugeot Rally Cup Ibérica está prestes a começar e promete mais e… melhor. São 34 os participantes em busca do prémio final.

Peugeot Rally Cup 2021 5

A Peugeot Rally Cup Ibérica entra agora na sua quinta temporada e promete voltar a ser uma porta de entrada dos jovens talentos ibéricos para o mundo da competição automóvel.

É aqui que os novos talentos dos ralis de Portugal e Espanha têm evoluído desde 2018, naquela que já pode ser vista como uma espécie de escola de campeões.

No total serão 17 os pilotos — mais 17 navegadores — ao volante dos Peugeot 208 Rally4 (pelo terceiro ano consecutivo), um modelo desenvolvido com base no 208 de produção e que saiu diretamente dos «ateliers» de competição da Peugeot Sport.

A NÃO PERDER: Peugeot 208 Rally 4. Conduzimos a «escola» dos campeões do futuro
Peugeot Rally Cup 2022 18
Apresentação da temporada de 2022 da Peugeot Rally Cup Ibérica decorreu nas instalações da Sports & You, em Baltar.

Portugal recebe três provas

A dias de arrancar mais uma época, coorganizada pela Peugeot Portugal e Peugeot Espanha, e com o apoio da Sports & You, fomos conhecer o alinhamento para a temporada de 2022, que terá três corridas em solo nacional.

A primeira prova arranca já este fim de semana (11 e 12 de março), no Rali Serras de Fafe e Felgueiras, uma prova pontuável para o Europeu de Ralis (ERC) e para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR).

Depois segue-se o Rali de Mortágua (29 e 30 de abril), uma prova do Campeonato de Portugal de Ralis de 2 Rodas Motrizes (CPR2RM), e o Vodafone Rali de Portugal (19 a 21 de maio), que conta para o Mundial e Nacional de Ralis.

Terminadas as três jornadas portuguesas do campeonato, todas em terra, a «caravana» da Peugeot Rally Cup Ibérica segue para Espanha, para mais três corridas, todas em asfalto.

Calendário da Peugeot Rally Cup Ibérica 2022*:

Data Prova Piso País
11 e 12 março Rally Serras de Fafe e Felgueiras (1ª Etapa)** Terra Portugal
29 e 30 abril Rali de Mortágua Terra Portugal
19 a 21 maio Vodafone Rally de Portugal (1ª Etapa)** Terra Portugal
17 e 18 junho Rally de Ourense Asfalto Espanha
23 e 24 setembro Rally Villa de Llanes Asfalto Espanha
20 a 23 outubro RACC Catalunya/Rally de España (1ª Etapa)** Asfalto Espanha

* Provisório; dependente de eventuais condicionantes que possam afetar ambos os países, decorrentes da pandemia de COVID-19;
** Para efeitos de classificações e pontuações, apenas se consideram os resultados da 1.ª Etapa.

No final destas seis provas ficaremos a saber quem irá suceder a Alejandro Cachón, o vencedor da temporada de 2021 da Peugeot Rally Cup Ibérica, que graças a este resultado assegurou uma vaga no SuperCampeonato de Espanha de Ralis 2022, ao volante de um carro oficial da Stellantis Motorsport, da categoria “Rally2”.

Peugeot Rally Cup 2021
Alejandro Cachón (piloto) e Alejandro ‘Jandrin’ Lopez (navegador) foram os grandes vencedores da edição de 2021.

Prémios reforçados

Além de anunciar que alguns ralis deste ano vão contar com um Peugeot e-208 como Safety Car, a organização da Peugeot Rally Cup Ibérica confirmou ainda o reforço dos prémios para a quinta temporada da competição.

LEIAM TAMBÉM: TESTÁMOS o Volvo S60 Recce do Colin McRae

Agora, serão distribuídas recompensas às equipas em cada prova, que se traduzem em produtos Pirelli para usar ao longo da competição.

A estes junta-se um prémio final atribuído à equipa vencedora: 5000 euros de desconto na compra de um carro de “Rally4” ou um voucher de 10 000 euros na compra de um “Rally2”, ambos da Stellantis Motorsport.

No total, a organização tem 140 000 euros em prémios para distribuir ao longo da temporada, mais 20 000 euros do que em 2021. O vencedor de cada prova recebe 5000 euros.

Peugeot Rally Cup 202117 equipas inscritas

A edição deste ano da Peugeot Rally Cup Ibérica conta com 17 equipas inscritas, com um total de 34 participantes (17 pilotos e 17 navegadores), de quatro países distintos: Portugal, Espanha, Argentina e Uruguai.

A NÃO PERDER: Peugeot 9X8 Hypercar. Já conhecemos a «bomba» da Peugeot Sport para o WEC

Alejandro ‘Jandrin’ Lopez, que venceu na época passada como navegador de Alejandro Cachón, está de regresso, desta vez a fazer dupla com Iago Gabeiras.

Peugeot Rally Cup 2021

O português Pedro Antunes, que conquistou esta competição em 2020, está de volta na companhia de Paulo Lopes. O galego Roberto Blach, que venceu a primeira edição, em 2018, também se apresenta novamente na lista de inscritos, com Mauro Barreiro a seu lado.

Espanha volta a ter o maior contingente entre os inscritos, mas a edição deste ano fica marcada pela participação inédita de três sul-americanos: Andres Marieyhara e Richard Collazo, do Uruguai, e Juan Varela da Argentina, que faz dupla com o espanhol Luis Martinez.

Lista de inscritos da Peugeot Rally Cup Ibérica 2022

Piloto Nacionalidade Navegador Nacionalidade
Alberto San Segundo Espanha Eva Navas Espanha
Andres Marieyhara Uruguai Richard Collazo Uruguai
Delbín Garcia Espanha A indicar A indicar
Diego Ruiloba Espanha Andrés Blanco Espanha
Ernesto Cunha Portugal Rui Raimundo Portugal
Ferran Aymerich Espanha Roger Aymerich Espanha
lago Gabeiras Espanha Alejandro ‘Jandrin’ López Espanha
José Loureiro Portugal Valter Cardoso Portugal
Luis Martínez Espanha Juan Varela Argentina
Luis Morais Portugal Helena Maia Portugal
Óscar Palomo Espanha Javier Moreno Espanha
Paulo Roque Portugal Tiago Teixeira Portugal
Pedro Antunes Portugal Paulo Lopes Portugal
Renato Pita Portugal Luis Bouça Portugal
Ricardo Sousa Portugal Luis Marques Portugal
Roberto Blach Espanha Mauro Barreiro Espanha
Santiago Garcia Espanha Nestor Casal Espanha

Sabe esta resposta?
Qual a potência máxima combinada do Peugeot 508 PSE?