Panda Raid: o Dakar dos pobres

Todo-o-Terreno

Panda Raid: o Dakar dos pobres

Não precisas de um orçamento milionário para participares numa prova todo-o-terreno. No Panda Raid, os requisitos são low cost: um Panda e muito espírito aventureiro.

A oitava edição do Panda Raid, evento que irá decorrer de 5 a 12 de março deste ano, vai ligar Madrid a Marraquexe por intermédio de 3 000 quilómetros de pedras, areia e buracos (muitos buracos!). Uma aventura desafiante, ainda para mais tendo em consideração o veículo ao dispor: um Fiat Panda.

O verdadeiro objetivo desta prova todo-o-terreno não é a competição entre os concorrente, muito pelo contrário. É fomentar o espírito de entreajuda e sentir e viver a adrenalina de atravessar o deserto sem recurso a tecnologias (GPS, smartphones, por aí…). Em termos de gadgets só a bússola será permitida, assim como um mapa, tal como as primeiras edições do Paris-Dakar.

panda rali 1

Quanto ao Fiat Panda, é um autêntico multiusos, com capacidade para circular sem qualquer problema em zonas montanhosas, selvagens e/ou desertas.  Devido à sua simplicidade de construção, qualquer problema mecânico poderá ser facilmente resolvido, o que evita perdas de tempo ou até mesmo desclassificações, como aconteceu com o Rolls-Royce Jules.

RELACIONADO: Fiat Panda 4X4 “GSXR”: a beleza está na simplicidade

Levar um co-piloto – leia-se amigo – é aconselhável, tanto para melhorar a inesquecível experiência, como para ajudar perante os obstáculos mais difíceis.

panda rali 4

A preparação do modelo para o Panda Raid não pode ser muito extensa, para a prova não perder a sua principal essência: a superação. Por isso os carros são praticamente de origem, apenas estão equipados com extintor (não vá o diabo tecê-las), depósitos auxiliares de gasolina e água, pneus todo-o-terreno e mais alguns goodies aventureiros.

A  NÃO PERDER: 15 factos e números sobre o Dakar 2016

No site oficial do Panda Raid poderás consultar o regulamento e inscreveres-te nesta experiência única. Despacha-te, apesar da prova começar em março, as inscrições fecham a 22 de janeiro. Afinal, quando foi a tua última aventura?