15 factos e números sobre o Dakar 2016

15 factos e números sobre o Dakar 2016

Dureza, dificuldade e desafio. Por detrás destes substantivos abstractos, conhece os números e factos concretos do Dakar 2016.

A prova rainha do todo-o-terreno mundial está de volta à América do Sul para mais uma edição. Pilotos e máquinas vão ser postos à prova numa edição que se acredita ser das mais duras de sempre, não só devido às condições do terreno mas também devido à passagem do furacão El Niño. Um «cocktail» de condições adversas que promete dificultar ainda mais a progressão da caravana.

RELACIONADO: Vê os horários de transmissão do Dakar na Eurosport

Para entenderes melhor o porquê desta prova ser considerada a maior, melhor e mais difícil prova do todo-o-terreno mundial reunimos alguns factos e números.

Facto 1

Há 9 portugueses em prova, entre navegadores e pilotos. Se nos automóveis Carlos Sousa não pode ambicionar melhor do que um Top 10 (a dimensão do projeto Mitsubishi ASX não permite mais), nas motas não é de descartar uma vitória. Paulo Marques, Ruben Faria e Hélder Rodrigues estão todos integrados em estruturas oficiais e são fortes candidatos à vitória.

Facto 2

O Dakar 2016 conta com 354 veículos em prova– 110 automóveis, 189 motas (contando com os quads) e 55 camiões. Há quem defenda que esta é uma das caravanas mais competitivas de sempre.

Facto 3

O participante mais jovem é Sheldon Creed, tem apenas 18 anos. O mais velho é Yoshimasa Sugawara, com uns respeitáveis 74 anos.

Facto 4

Stephane Peterhansel parte à conquista da sua 12ª vitória no Dakar. O francês já venceu o Dakar seis vezes de mota e 5 vezes de jipe. Este ano tentará repetir novamente a façanha aos comandos de um Peugeot 2008 DKR.

Facto 5

O Dakar 2016 começa hoje em Buenos Aires (31m abaixo do nível do mar) e termina na cidade de Rosário, terra natal do comunista revolucionário Ernesto ‘Che’ Guevera e do futebolista Lionel Messi.

Facto 6

A especial mais longe terá 524km de extensão e será disputada entre os 3.500 e os 4.200 metros de altitude.

Facto 7

Uma das especiais mais temidas é a de San Salvador de Jujuy. Com uma distância de 429km, disputados a uma altura média de 3.500m acima do nível do mar, em terrenos que variam entre rochas e areia, será um dos troços mais difíceis.

Facto 8

A maior duna do Dakar 2016 é em Fiambala (Argentina). Tem cerca de 1.230 metros de altura e é 400 metros mais alta que o maior arranha-céus do mundo, o Burj Khalifa no Dubai.

Facto 9

A organização prevê gastar um milhão e meio de litros de combustível.

Facto 10

A equipa da organização do Dakar 2016 é composta por cerca de 500 pessoas. Para colocar a prova em andamento, a organização recorre a: 7 aviões; 12 helicópteros; 10 autocarros; 50 camiões e 60 automóveis.

kamaz dakar 1
Facto 11

A caravana do Dakar 2016 é composta por mais de 2800 pessoas, entre jornalistas, pilotos, organização, mecânicos e staff de apoio.

Facto 12

Os automóveis vão percorrer um total de 9.237km e vão atravessar 2 países (Argentina e Bolívia).

Facto 13

Na etapa 5, entre San Salvador de Jujuy e Uyuni, pilotos e máquinas vão atingir a altura mais alta de sempre num Dakar: 4600 metros. A atmosfera rarefeita vai roubar potência aos motores e fôlego aos pilotos.

Facto 14

Estão acreditados 332 jornalistas para a cobertura da prova – nenhum deles é da Razão Automóvel, infelizmente! A prova vai ser acompanhada por 20 estações de televisão e transmitida em 70 canais diferentes em todo o mundo.

Facto 15

Em 37 edições do Dakar, apenas 10 marcas conseguiram vencer o Dakar: Mini, Volkswagen, Mitsubishi, Schlesser, Citroen, Peugeot, Porsche, Mercedes, Renault e Range Rover.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter