Notícias FIAT 500 e Panda com novas gerações. Tudo o que já sabemos

Indústria

FIAT 500 e Panda com novas gerações. Tudo o que já sabemos

Antes de conhecermos as novas gerações do FIAT 500 e do Panda, os modelos atuais vão ser otimizados para um mercado em constante mutação.

Fiat 500 e Fiat Panda Hybrid (anteriores gerações)
© FIAT

A FIAT continua a investir fortemente na renovação da sua gama, começando pelos modelos que representam o seu maior volume de vendas.

Depois de ter anunciado o retorno de uma versão híbrida para o 500 ainda este ano e de ter prolongado a «vida» do Panda com um conjunto de atualizações e equipamentos de segurança, a marca italiana também já confirmou novas gerações para ambos os modelos, mas não para já.

Em 2029, deveremos conhecer uma nova geração do FIAT 500 elétrico e a combustão, fabricada em Mirafiori, Itália. Já relativamente ao Panda, o ano de destaque será 2030, no qual será apresentada uma nova geração, também com versões 100% elétricas e híbridas, que serão produzidas em Pomigliano d’Arco.

FIAT Panda e FIAT 500 Hybrid (2020)
© Stellantis FIAT Panda e 500 Hybrid (gerações anteriores)

O que já sabemos?

Embora sem qualquer confirmação oficial, de acordo com a Autocar, as novas gerações destes modelos deverão assentar sobre uma evolução da plataforma que é atualmente conhecida como STLA City. Esta será uma evolução da mesma já utilizada pelo atual FIAT 500 elétrico.

A STLA City foi desenvolvida apenas com as motorizações elétricas em mente, mas as recentes alterações do mundo automóvel fizeram com que tivesse de ser adaptada para receber motores de combustão — o primeiro resultado está previsto ser visto este ano, com o novo 500 Ibrida.

O FIAT Panda atual, em comercialização desde 2012, por outro lado, recorre a uma versão anterior desta plataforma, que partilhava com o FIAT 500 Hybrid, descontinuado no ano passado.

Mais mudanças para o Panda

A motorização elétrica não vai ser a única novidade do pequeno Panda. Segundo o que o diretor executivo da marca, Olivier François, avançou à Autocar “o design do substituto do Panda será muito inspirado no modelo original dos anos 80. Ao lado do Grande Panda, serão uma espécie de «mãe urso» acompanhada do «filho urso». O novo modelo não será apenas uma versão mais compacta do Grande Panda, mas vão ter diversos traços em comum, as mesmas raízes e a silhueta icónica”.

As novas gerações dos FIAT 500 e Panda serão os últimos lançamentos de uma ofensiva que nos dará, pelo menos, um novo FIAT por ano.

Até lá veremos a chegada de mais modelos, a começar com o lançamento de um SUV e de um Fastback — ambos derivados do Grande Panda —, que serão a aposta da FIAT para o segmento C (familiares compactos). O Fastback será uma espécie de sucessor do Tipo e o SUV poderá adotar o nome de… Multipla.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro automóvel a contar com um motor Diesel de injeção direta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos