Notícias Incentivo ao abate regressa em 2024. Saiba como e quanto vai custar

OE 2024

Incentivo ao abate regressa em 2024. Saiba como e quanto vai custar

O regresso do incentivo ao abate é uma promessa de 2023 que, segundo o Governo, vai mesmo acontecer em 2024. Neste artigo explicamos como.

Renault Clio dCi de 2005
© Renault

O Programa de Incentivo ao Abate de automóveis ligeiros em fim de vida estará de regresso em 2024, tal como previsto no relatório que acompanha a proposta do Orçamento de Estado. Parece que, desta vez, a medida vai mesmo avançar depois de no OE 2023, o Governo ter prometido este incentivo sem nunca o chegar a ter cumprido.

A dotação orçamental prevista para esta medida é de 129 milhões de euros, sendo que está previsto o abate de cerca de 45 mil veículos em 2024. Numa conta rápida, dá algo como 2867 euros por cada veículo. No entanto, ainda não existem informações concretas sobre o valor ou a forma como este incentivo será atribuído.

Fila de transito

Depois de terminado em 2017, este programa está de volta e direcionado a todos os automóveis ligeiros de passageiros e comerciais matriculados até julho de 2007. Tal como acontecia anteriormente, a entrega de um veículo para abate dará direito à atribuição de um determinado valor, que este terá de ser utilizado na aquisição de um outro veículo.

O que pode comprar?

Segundo o que é referido no relatório que acompanha a proposta para o Orçamento do Estado para 2024, o incentivo terá de ser utilizado na aquisição de um veículo novo ou de um carro usado com zero emissões, neste caso, com uma idade máxima de quatro anos.

Em alternativa, a escolha também poderá recair num modelo “novo a combustão interna com emissões reduzidas”, ainda que não seja indicado o critério de avaliação. Ou seja, se este estará restringido apenas ao valor de emissões poluentes de cada modelo ou se também inclui o tipo de tecnologia usada (híbridos, por exemplo).

Se o objetivo não for a compra de um automóvel, o valor do incentivo também poderá ser utilizado para adquirir bicicletas de carga, ou em alternativa, usado como “depósito em Cartão da Mobilidade (para aquisição de serviços de transporte público e mobilidade partilhada).”

Objetivo da medida

Segundo o que podemos ler no OE 2024, o regresso do Programa de Incentivo ao Abate tem como objetivo “reduzir a idade média das frotas nacionais e dessa forma melhorar a segurança rodoviária e a qualidade do ambiente.”

Entre as outras medidas previstas no Orçamento do Estado, está também o aumento do IUC (Imposto Único de Circulação) para veículos anteriores a 2007. Além desta, está prevista a continuação do Programa de incentivo à aquisição de veículos de emissões nulas, através do Fundo Ambiental.

Sabe esta resposta?
Qual o modelo de todo-o-terreno que chegou a ser apelidado de "Mustang dos jipes"?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Bronco. A história do «Mustang dos jipes»
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ford Bronco. A história do «Mustang dos jipes»