Notícias Incentivos à compra de automóveis elétricos este ano ainda em «banho-maria»

Elétricos

Incentivos à compra de automóveis elétricos este ano ainda em «banho-maria»

As vendas de automóveis elétricos continuam a aumentar mas, este ano, as candidaturas aos incentivos ainda não abriram.

Dacia Spring frente 3/4
© Dacia

Os incentivos do Estado destinados à aquisição de automóveis elétricos já existem desde 2017, mas apesar de continuarem a estar previstos no Orçamento do Estado de 2023, as candidaturas encontram-se ainda encerradas.

Tal como é explicado pelo Público, a abertura das candidaturas só acontece depois da publicação de um despacho ministerial em Diário da República. Algo que costuma acontecer entre fevereiro e março, mas que, com o mês de abril quase a terminar, ainda não aconteceu.

Fiat 500 porta de carregamento
© Fiat

Com o objetivo de tentar perceber a razão, o Público solicitou um esclarecimento ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática. É esta a entidade que tutela o Fundo Ambiental e que é responsável pelo pagamento destes incentivos. Mas até agora, porém, ainda não houve qualquer esclarecimento.

Apesar deste atraso na abertura das candidaturas aos incentivos, as vendas de automóveis elétricos em Portugal continuam a bater recordes, que ficam acima das previsões mais otimistas.

Incentivos a crescer desde 2017

Em 2017, no ano em que o Estado deu início aos incentivos destinados à aquisição de automóveis 100% elétricos, foram atribuídos 2,3 milhões de euros a 976 beneficiários. Com a evolução do mercado e aumento de oferta, a procura por veículos elétricos tem aumentado e, consequentemente, também a procura aos apoios.

No ano passado o montante disponível através do Fundo Ambiental já chegou perto dos 10 milhões de euros.

Incentivos do Estado vão terminar?

Uma das dúvidas de quem pondera comprar um automóvel elétrico é se estes incentivos vão continuar ou se o Estado os vai abolir. No mercado europeu já há países que acabaram com estes apoios. Há outros países que também já têm este tema na sua agenda.

Quanto a Portugal, no entanto, os incentivos do Estado destinados à aquisição de automóveis elétricos continuam previstos no Orçamento de Estado para 2023.

Fonte: Público