Notícias Reviravolta. PS agora quer desconto do IUC para carros Diesel antigos

OE 2024

Reviravolta. PS agora quer desconto do IUC para carros Diesel antigos

O grupo parlamentar do PS apresentou uma nova proposta de atualização do IUC para 2024 que dá um «desconto fiscal» aos carros antigos a gasóleo.

Volkswagen Golf 2.0 TDI na estrada, traseira 3/4
© Volkswagen

Do oito ao oitenta é o que podemos afirmar sobre a nova proposta do PS relativa à atualização do Imposto Único de Circulação (IUC) para os veículos com matrícula anterior a julho de 2007.

Depois de na madrugada de ontem a bancada parlamentar do PS ter deixado cair a controversa “reforma ambiental” do IUC, hoje apresentou uma nova proposta de atualização do imposto para esses veículos, diferenciando-os pelo combustível usado.

Este volte-face do grupo parlamentar do PS já tinha sido justificado no documento enviado pelo partido às redações na última terça-feira: “considera-se importante, por uma questão de justiça social e proteção dos cidadãos com maior vulnerabilidade económica, retificar a proposta de OE neste sentido”.

Estrada com transito
© Razão Automóvel

O que muda?

A nova proposta do PS do IUC para 2024, de acordo com as tabelas que apresentou, diferencia a atualização do valor do imposto pelo combustível que esses veículos usam, beneficiando exclusivamente os automóveis a gasóleo — que são em maior número.

O PS propõe, assim, uma redução média de 11,5% no valor a pagar de IUC para os automóveis a gasóleo pré-julho de 2007. Os automóveis e motas a gasolina sofrem, por outro lado, um aumento de 2,9% (com base na taxa de inflação), o mesmo aumento previsto para todos os restantes veículos com matrícula de julho de 2007 em diante.

Fim da isenção do IUC para alguns

A redução do IUC proposta para os automóveis a gasóleo pré-julho de 2007 contrasta com a outra proposta do PS que quer acabar com a isenção existente do IUC para automóveis a gasóleo até 1500 cm3 e a gasolina até 1000 cm3 com matrículas entre 1981 e 1989.

De acordo com as tabelas apresentadas pelo PS, isso significa que estes automóveis passarão a pagar 8,80 euros de IUC a partir de 2024, caso a proposta avance.