Notícias Acordou com o carro coberto de pó? Há uma razão para isso

Meteorologia

Acordou com o carro coberto de pó? Há uma razão para isso

Portugal continental «acordou» debaixo de uma nuvem de pó proveniente do norte de África. Alentejo, Algarve e região centro são as zonas mais afetadas.

carro poeira

Acordou esta sexta-feira com o seu carro coberto de pó? A culpa é de uma massa de ar proveniente dos desertos do norte de África, que transporta poeiras em suspensão e que vai afetar Portugal Continental durante os dias 22 e 23 de março.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) já tinha alertado — no final desta quinta-feira — para esta situação e para o facto da “ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no continente”, por se registar “um aumento das concentrações de partículas inaláveis”.

Segundo a DGS, as “regiões do Alentejo e Algarve”, bem como “o interior da região centro”, são as mais afetadas por esta nuvem de pó, cujas partículas inaláveis (PM10) têm “efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idoso”.

Na sequência disto, a DGS recomenda mesmo que não se façam esforços prolongados e atividades físicas ao ar livre, bem como que se evite a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

E os automóveis?

No caso dos automóveis, sobretudo os que «dormem» na rua, durante a noite acumularam uma camada de pó que dificilmente sai (pelo menos por completo) com as escovas limpa para-brisas e com o produto limpa-vidros.

Por isso mesmo, para maior segurança, o mais aconselhável é mesmo lavar os vidros do carro com água e assim remover toda a poeira acumulada.

Quanto a limpezas e lavagens completas, o melhor mesmo é esperar por domingo, altura em que — segundo a DGS — as poeiras dos desertos do norte de África vão deixar de afetar Portugal continental.