Notícias Número de radares de velocidade vai duplicar em Portugal

Radares

Número de radares de velocidade vai duplicar em Portugal

A rede de radares vai passar de 61 para 123 locais de controlo de velocidade. Os primeiros 37 entram em funcionamento em setembro.

Radar na cidade de Lisboa
© Razão Automóvel

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) anunciou esta quarta-feira, 16 de agosto, que vai duplicar a capacidade do Sistema Nacional de Controlo de velocidade (SINCRO), numa ação cujos efeitos se vão começar já a sentir a partir de 1 de setembro.

Nessa altura, e como já anunciámos, entram em funcionamento 37 novos radares de controlo de velocidade, dos quais 12 vão controlar a velocidade médiafiquem a saber onde é que vão estar localizados.

Esta é apenas a primeira fase da nova expansão do SINCRO, que gradualmente vai ver a sua capacidade passar de 61 para 123 locais de controlo de velocidade, com a introdução de 62 novos radares.

Sinal H42 — aviso da presença de radar de velocidade média
No próximo dia 1 de setembro entram em funcionamento 37 novos radares de velocidade

Radares de velocidade trazem novidades

Estes novos radares “introduzem em Portugal o controlo da velocidade média entre dois pontos e a capacidade para medir, em simultâneo, a velocidade de vários veículos, mesmo nos casos em que estes circulam lado a lado ou a uma distância inadequada entre si”, como se pode ler no comunicado da ANSR.

Destes 62 novos radares, 23 vão controlar a velocidade média e “estão colocados em locais em que a sinistralidade se verifica ao longo de troços com alguma extensão e não apenas de pontos”.

A somar a isso, cerca de 70% dos novos radares serão instalados “fora de autoestradas, estando na sua maioria em Estradas Nacionais e Itinerários Principais e Complementares que concentram 47% das vítimas mortais”.

A seleção dos locais onde foram instalados os novos radares obedeceu à análise dos locais de maior concentração de acidentes e à análise das causas dos acidentes, nomeadamente onde a velocidade excessiva se revelou relevante para essa sinistralidade.

No próximo dia 1 de setembro entram, como já foi referido, 37 novos radares, com o distrito de Lisboa a passar a ser, nessa altura, o distrito de Portugal com o maior número de locais de controlo de velocidade, 26. Logo abaixo surge o distrito do Porto, com 22 radares, seguido do distrito de Setúbal, com 10.

Quanto aos 25 radares em falta, que perfazem os 62 agora anunciados, a ANSR ainda não revelou quando vão entrar em funcionamento.

Investimento de 6,2 milhões de euros

O investimento nestes 62 novos locais de controlo de velocidade está a ser realizado pela ANSR (em 50 locais), pela Ascendi (sete locais), e pela Infraestruturas de Portugal (cinco locais), num montante total de 6,2 milhões de euros (inclui manutenção de todo o SINCRO até ao final de 2026).

Este esforço conjunto está inserido na política nacional de combate à sinistralidade e na campanha de segurança rodoviária “Os radares salvam vidas”, que também acaba de ser lançada.