Notícias Este é o novo Mercedes-Benz CLA Coupé. Não o chamem de sedan

CES 2019

Este é o novo Mercedes-Benz CLA Coupé. Não o chamem de sedan

Após a fuga de imagens, é agora revelado em toda a sua plenitude o novo Mercedes-Benz CLA Coupé, com início de comercialização para maio.

Mercedes-Benz CLA Coupé

Se dúvidas havia sobre a redução da importância do tradicional salão automóvel, a decisão de apresentar no CES, um salão dedicado à tecnologia, o novo Mercedes-Benz CLA Coupé parece desfazê-las praticamente na totalidade.

Foi assim, neste atípico cenário, que a Mercedes-Benz revelou a segunda geração do seu “coupé” de quatro portas — não o confundam com o Classe A Limousine.

Sim, ambos apresentam uma carroçaria de três volumes e quatro portas, partilham a mesma base e a mesma distância entre eixos (2729 mm), mas o CLA Coupé é mais comprido (+139 mm), largo (+34 mm) e baixo (-7 mm) que o Limousine. O novo CLA Coupé é também maior em todos os sentidos relativamente ao antecessor, excetuando os 2 mm a menos na altura.

A NÃO PERDER: Já sabemos quantos cavalos terá o Mercedes-AMG A 45
Mercedes CLA Coupé 2019

Aero-style

Além das dimensões, o novo CLA Coupé distingue-se igualmente pelo estilo diferenciado, com a frente marcada por novas óticas, uma linha de tejadilho mais arqueada, e uma traseira alongada e mais baixa, caracterizada por óticas traseiras inspiradas no maior CLS e pelo reposicionamento da chapa de matrícula no pára-choques.

A maior aposta no estilo não prejudicou a performance aerodinâmica, com o novo modelo a conseguir um Cx de 0,23, um dos mais baixos da indústria. Fruto da estreita colaboração entre os designers e os engenheiros, houve especial foco no apuramento do desenho do para-choques traseiro, grelha do radiador, cavidades das luzes de nevoeiro e difusor traseiro.

Tudo para reduzir o atrito aerodinâmico que levou ao redesenhar dos spoilers nos guarda-lamas, com aletas longitudinais; novas jantes aerodinâmicas; novo sistema de persianas bipartido na grelha do radiador; e o fundo do carro praticamente revestido.

MBUX Interior Assist

No interior — sem surpresas é idêntico aos restantes Classe A —, o principal destaque passa pela evolução do MBUX (Mercedes-Benz User Experience), apresentado precisamente há um ano, também no CES, em Las Vegas.

Sucesso
A primeira geração do CLA Coupé e CLA Shooting Brake revelaram-se um sucesso, garantindo a sua continuidade numa segunda geração. No total, foram vendidas mais de 750 mil unidades a nível global.

O sistema continua a ser composto por um par de ecrãs — até 10,25″ por ecrã —, Head-Up Display, apresentação personalizável, navegação com realidade aumentada, capacidade de aprendizagem e o… “Olá Mercedes”, ou seja, o avançado controlo por voz.

Na sua mais recente iteração, encontramos o MBUX Interior Assist que, de acordo com a Mercedes-Benz, assiste os ocupantes tornando as várias funções de conforto “mais simples e intuitivas”.

Para o conseguir, o controlo por voz reconhece mais respostas associadas a mais temas; os conteúdos do ecrã adaptam-se ao aproximar da mão ao ecrã tátil ou ao touchpad na consola central, de acordo com o menu atualmente ativo; e consegue distinguir se se trata do condutor ou passageiro que está a interagir com o sistema — como exemplo, distingue automaticamente qual o banco que deve ter a função de massagem ativada.

Existe ainda uma nova função personalizada “Favoritos”, a qual é acedida colocando a mão sobre a consola central com os dedos indicador e médio distanciados entre si formando um “V”. Dado a facilidade do sistema em reconhecer se é o condutor ou passageiro a operar o sistema, duas funções “Favoritos” podem ser armazenadas para a mesma posição da mão.

O MBUX Interior Assist pode funcionar tanto de dia como de noite, reconhecendo gestos que ativam/desativam certas funções. Por exemplo, a luz de leitura pode ser ligada/desligada apenas aproximando a mão no sentido do espelho retrovisor; e caso o condutor se incline em direção ao lugar desocupado do passageiro, essa zona ilumina-se automaticamente.

VÊ TAMBÉM: O Alpina B10 BiTurbo foi o quatro portas mais rápido do mundo… em 1991

Mais assistência à condução

Tal como o Classe A, o novo CLA Coupé herda do “navio-almirante” Classe S os mais recentes sistemas de assistência à condução, capaz de condução semi-autónoma, recorrendo para tal a uma câmara e sistemas de radar, que permitem controlar a via até 500 m em frente, além de se servir dos dados do mapa e navegação.

Entre os vários sistemas disponíveis — nem todos de série — destacamos o Active Distance Assist DISTRONIC, o Active Emergency Stop Assist, o Active Lane Change Assist e o Active Lane Keeping Assist (de série).

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Para já, um só motor

Nesta primeira apresentação foi apenas revelada uma motorização. Trata-se do CLA 250, e tal como no Classe A, traduz-se num motor a gasolina de quatro cilindros em linha, com 2.0 l, turbo e 225 cv e 350 Nm.

Está acoplado a uma caixa de dupla embraiagem, 7G-DCT, e anuncia consumos em ciclo combinado entre os 6,3 e os 6,1 l/100 km, com emissões de CO2 entre as 143 e 140 g/km.

Futuramente esperem uma gama alargada com mais motorizações, a gasolina e gasóleo, caixa de velocidades manual e versões com tração dianteira e às quatro rodas (4MATIC).

Quando chega?

A marca alemã anuncia o mês de maio como o início de comercialização do novo CLA Coupé. Durante o primeiro ano de comercialização estará também disponível uma edição especial, a Edition 1, com toques visuais exteriores e interiores exclusivos.

Mercedes CLA Coupé 2019
Sabe esta resposta?
O Brabus 700 4×4² Final Edition vem equipado com que motor?