Notícias A BMW tem um novo logótipo e quase ninguém reparou

Logótipo

A BMW tem um novo logótipo e quase ninguém reparou

A introdução do novo logótipo da BMW quase que passava despercebida. A sua primeira aparição coincidiu com a revelação do Concept i4.

BMW i4

A revelação do BMW Concept i4, além de antever o futuro… i4, que não parece ser mais do que a próxima geração do Série 4 Gran Coupé, mas 100% elétrico, “escondia” mais uma novidade. Sobre o seu capot, logo acima do (massivo) duplo rim, é possível ver pela primeira vez o novo logótipo da BMW.

Novo? Bem, é efetivamente um redesign do logótipo que já conhecíamos — os elementos estruturais que acompanham o logótipo da marca de Munique mantém-se inalterados desde a fundação da marca em 1917.

Nomeadamente, a forma circular, a hélice estilizada — na realidade não é uma hélice —, e o lettering no topo com as letras a acompanhar a forma circular. A evolução do logótipo da BMW desde as suas origens até à sua nova versão:

BMW Logotipo evolução
ESPECIAL: Salão de Genebra 2020 CANCELADO mas… as novidades continuam aqui!

Tal como vimos noutras marcas, como por exemplo a Volkswagen, também a BMW aderiu às duas dimensões, seguindo os trâmites do flat design, perdendo-se a percepção de volumetria do antecessor, que detinha zonas de luz/sombra.

A simplificação da nova versão torna-a também mais adequada à realidade digital dos nossos dias, facilitando a sua aplicação.

O destaque está na eliminação do aro a preto onde estão posicionadas as letras “BMW”, tornando-o transparente — ficou visualmente mais leve e esta transparência adiciona novos valores de claridade e abertura —, com o novo logótipo a ser delimitado por uma linha a branco.

Veremos progressivamente a aplicação do novo logótipo nos diversos materiais de comunicação da BMW,  mas por enquanto, não o veremos aplicado nos modelos da marca — apesar de ter sido introduzido no Concept i4 —, ou na identificação dos pontos de venda.