Notícias Problemas reconhecidos. Stellantis estende garantia do motor 1.2 PureTech

Motores

Problemas reconhecidos. Stellantis estende garantia do motor 1.2 PureTech

Fique a conhecer as condições de extensão de garantia para o motor a gasolina PureTech de três cilindros e 1,2 l da Stellantis.

Motor 1.2 PureTech de três cilindros, a gasolina, da Stellantis
© Stellantis

O motor a gasolina PureTech de três cilindros com 1,2 l da Stellantis é o mais comum no grupo, abrangendo múltiplos modelos de várias marcas, como a Peugeot, Citroën, DS Automobiles e Opel.

Porém, esta unidade mostrou ser algo problemática, com muitos casos relatados de consumo excessivo de óleo ou de falta de pressão de óleo, associados a uma degradação prematura da correia de distribuição.

Motor 1.2 PureTech no DS 3 Crossback
© Razão Automóvel

Estes problemas conhecidos afetaram as unidades produzidas entre abril de 2014 e junho de 2022. Os motores PureTech de três cilindros feitos após junho de 2022 e que equipam os modelos mais recentes das marcas mencionadas e mais as novas propostas da Jeep e Fiat — Avenger e 600, respetivamente —, não estão comprometidos.

A solução agora encontrada pela Stellantis para a resolução deste problema concentra-se numa extensão extraordinária da garantia para alguns dos motores a gasolina PureTech de três cilindros, sob determinadas circunstâncias e com caráter retroativo.

10 anos / 175 000 km

A garantia do motor pode ser, assim, estendida a um período de 10 anos / 175 000 km, mas apenas aos clientes que tenham cumprido o plano de manutenção do fabricante, entre outras condições.

Também os veículos usados equipados com o PureTech de três cilindros são abrangidos por esta garantia alargada, caso respeitem as condições de elegibilidade.