Notícias A Mercedes-Benz pondera produzir a Classe E All-Terrain 4×4²

Luz verde sff.

A Mercedes-Benz pondera produzir a Classe E All-Terrain 4×4²

A Mercedes-Benz Classe E All-Terrain 4x4² que vêem nas imagens tem uma história muito interessante. É o resultado de um projeto pessoal (e mirabolante) de Jürgen Eberle, engenheiro da marca.

Mercedes-Benz Classe E All-Terrain

Numa indústria cada vez mais… «industrializada», é bom saber que ainda resta algum romantismo. Foi desse romantismo, paixão pelo todo-o-terreno e «bricolage caseiro» que nasceu esta Mercedes-Benz Classe E All-Terrain 4×4². Depois complicou-se tudo, mas já lá vamos…

Como já escrevemos aqui há alguns meses, a ideia inicial partiu da imaginação de Jürgen Eberle, um dos engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento da nova família Classe E. A sua ideia inicial era transformar uma Mercedes-Benz E400 All-Terrain numa máquina com verdadeiras aptidões todo-o-terreno, capaz de fazer frente a um Classe G. Tudo sem conhecimento da Mercedes-Benz.

Mercedes-Benz Classe E All-Terrain 4x4²

O porquê deste projeto? À publicação australiana Motoring que já a conduziu, Jürgen Eberle revelou que “estava aborrecido com o seu jipe e que ainda falta muito para o novo Classe G chegar ao mercado”. Por isso durante seis meses, gastou horas e horas dos seus fins-de-semana a coçar a cabeça e a arranjar forma de levar este projeto a «bom porto».

O início da «dor de cabeça»

Aquilo que começou por ser um projeto pouco ambicioso depressa transformou-se num pesadelo em termos conceptuais. A ideia original era relativamente simples: acrescentar umas proteções à carroçaria e reprogramar o software das suspensões pneumáticas para subirem mais 40 mm.

Mercedes-Benz Classe E All-Terrain 4x4²
40mm? Pois, pois…

O problema veio depois. Não ficou satisfeito com o resultado obtido. Foi aí que se lembrou de trocar os eixos originais da Classe E All-Terrain pelos eixos pórticos do Mercedes-Benz G500 4×4².

O que são eixos pórticos?
Eixos pórticos são na prática engrenagens localizadas junto ao cubo da roda, que permitem aumentar a distância livre ao solo. O eixo da roda deixa de coincidir com centro do eixo e o resultado é uma altura ao solo muito superior sem comprometer a altura da carroçaria.

O problema é que esta solução é simples na teoria, porém complexa na prática — digamos que é equivalente a tentar cruzar um Chihuahua com um Serra da Estrela. Após algumas noites sem dormir, Jürgen Eberle decidiu pedir ajuda ao seus colegas e financiamento à Mercedes-Benz. O seu projeto outrora pessoal passou a ser acarinhado no seio da marca.

Com a ajuda dos seus colegas, Jürgen Eberle acabou por desenvolver o primeiro esquema de suspensões multilink com eixo pórticos do mundo. Nada mau para um projeto nascido numa garagem… Porém, a Classe E All-Terrain 4×4² ainda tem algumas lacunas: não tem redutoras nem bloqueio dos diferenciais. Mas tem uma presença inabalável!

Mercedes-Benz Classe E All-Terrain 4x4²
Apesar da altura ao solo, o curso das suspensões continua a ser limitado.

É hora de passar à produção

O impacto da Mercedes-Benz Classe E All-Terrain 4×4² não diminuiu com o passar dos meses. Novos rumores reforçam a possibilidade da Mercedes-Benz Classe E All-Terrain 4×4² passar à produção, numa edição limitada — ainda sem data de comercialização prevista. Caso venha a ser produzido, este modelo irá juntar-se aos já conhecidos G 500 4×4², G63 6X6² e G 650 Landaulet.

RELACIONADO: Em dois dias conduzimos (quase) todos os Mercedes-Benz Classe E
Mercedes-Benz Classe E All-Terrain 4x4²
40mm? Pois, pois…
Mercedes-Benz Classe E All-Terrain 4x4²
Sabe esta resposta?
Como se chama o novo plano estratégico da Opel?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel na PSA. Os 6 pontos chave do futuro da marca alemã (sim, alemã)