Notícias O próximo desafio do Mercedes-Benz EQS? Percorrer os 738 km da EN2 sem recarregar

Mobilidade elétrica

O próximo desafio do Mercedes-Benz EQS? Percorrer os 738 km da EN2 sem recarregar

O Mercedes-Benz EQS 450+ vai ligar Chaves a Faro pela EN2 para mostrar que os elétricos podem fazer longas distâncias como os automóveis a combustão.

Mercedes-Benz EQS

O Mercedes-Benz EQS 450+ vai enfrentar um desafio especialmente pensado para mostrar que os modelos elétricos podem ser usados como os de combustão.

De que desafio falamos? Simples. Vai tentar percorrer a mais famosa estrada nacional do país (e a mais longa da Europa), a célebre Estrada Nacional 2 que liga Chaves a Faro sem efetuar um único carregamento.

Sob o mote “1Zero2 – Uma carga. Zero emissões. Toda a N2”, o EQS 450+ vai enfrentar os 738 km da EN2 para testar os limites da capacidade da mobilidade elétrica.

A NÃO PERDER: Mercedes-Benz EQS 450+ vs autoestrada. Quantos quilómetros fez?
Mercedes-Benz EQS 450+
Também na Razão Automóvel o EQS 450+ já provou ser um bom estradista. © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

O desafio

No total este desafio corresponde a mais de 12 horas de condução em condições reais, juntando a um percurso que tem elevações quase até aos 1000 metros, as temperaturas frias, típicas de inverno em que ainda nos encontramos.

O arranque desta prova está marcado para o próximo dia 16 de março pelas 8h00 junto ao marco do quilómetro 0, na cidade de Chaves.

Ali o representante da FPAK que vai acompanhar e certificar esta ação, selará a tampa de carregamento. O objetivo? Garantir que o EQS não é recarregado até chegar a Faro.

O escolhido

Apenas com tração traseira, o Mercedes-Benz EQS 450+ traz uma bateria com uma capacidade útil de 107,8 kWh que alimenta um motor elétrico com 245 kW (333 cv) e 568 Nm.

Quando equipado com jantes de 21” a sua autonomia anunciada (ciclo combinado WLTP) fixa-se nos 717 km. Ora, tendo em conta que a EN2 se prolonga por 738 km, o EQS parece ter um desafio sério pela frente.

Agora resta-nos esperar para ver se o modelo alemão consegue cumprir o desafio a que se propõe.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Mercedes-Benz 190 (W201)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-Benz 190 (W201), antecessor do Classe C, celebra 35 anos