Notícias Quem diria? O carro do dia a dia de Lima Duarte é um Citroën AX GTI

Curiosidades

Quem diria? O carro do dia a dia de Lima Duarte é um Citroën AX GTI

O conhecido ator brasileiro Lima Duarte deu a conhecer o seu Citroën AX GTI, o seu carro do dia a dia, entre outras histórias.

Lima Duarte com o seu Citroën AX GTI
© Conta de Instagram de Lima Duarte

Os mais novos talvez não conheçam o ator brasileiro Lima Duarte, mas caso já tenha chegado aos «…entas», certamente recorda-se de personagens marcantes como Zeca Diabo, Sassá Mutema e Sinhozinho Malta.

Este senhor, do alto dos seus 93 anos, é uma instituição brasileira e ainda mantém-se bastante ativo, inclusive, nas redes sociais.

E foi aí, na sua conta de Instagram, que «descobrimos» que o carro do dia a dia de Lima Duarte é um Citroën AX GTI de 1995. Comprado novo por si e ainda o seu único proprietário.

Sim, o «nosso» Guilherme Costa, fã confesso do AX, não é o único e está bem acompanhado… Quem diria que Lima Duarte seria o proprietário de um… há 28 anos?

Porém, no vídeo que publicou, não ficámos a saber muito sobre o seu Citroën AX GTi. Lima Duarte acabou por dar mais protagonismo à história de quando esteve envolvido num capotamento com um Tatraplan, quando era novo.

O Tatraplan ou Tatra 600 era uma berlina familiar originária da antiga Checoslováquia e foi lançado em 1948, apenas três anos sobre o fim da Segunda Guerra Mundial.

Tatra 600 ou Tatraplan, traseira
© Tatra O muito aerodinâmico Tatra 600, também designado de Tatraplan.

As berlinas da Tatra eram famosas pela sua configuração de motor traseiro — a là Porsche 911 —, e pela sua aerodinâmica apurada, mas também pela sua facilidade em… capotar.

Muito por culpa da distribuição de peso (maioria sobre o eixo traseiro) e pela suspensão traseira independente do tipo swing axle (eixo oscilante).

“Tô certo ou tô errado?”

Percorrendo as publicações de Lima Duarte na sua conta, vemos que a do seu Citroën AX GTI não foi a primeira a envolver automóveis.

Antes disso, já tinha mostrado uma insuspeita, mas famosa Ford F-1000, uma pick-up produzida pela Ford Brasil entre 1979 e 1998.

Esta unidade em particular, de 1986, destaca-se por ser a que o personagem Sinhozinho Malta usou na telenovela Roque Santeiro… Sim, o que ficou famoso por dizer, frequentemente, “tô certo ou tô errado?”

No final das gravações, a Ford acabou por oferecer a Lima Duarte a pick-up e não ficou parada. Já soma um milhão de quilómetros: