Notícias Camiões arqueados. A «nova moda» do Brasil que está a preocupar as autoridades

Arranque a Frio

Camiões arqueados. A «nova moda» do Brasil que está a preocupar as autoridades

Os camiões arqueados viraram moda nas estradas brasileiras e fazem sucesso nas redes sociais. Mas representam um sério problema de segurança.

camião arqueado brasil

Há uma nova moda nas estradas brasileiras: camiões arqueados. São camiões convencionais que se destacam pela traseira sobrelevada, frente rebaixada e personalização específica.

Como seria de esperar, não passam despercebidos. Dão nas vistas por onde quer que passam — nem sempre pelos melhores motivos, como veremos mais adiante.

A prática já é um fenómeno nas redes sociais e são cada vez mais os camionistas a aderir a esta nova «vertente» de personalização. A comunidade está a aumentar e as publicações nas redes sociais são prova disso mesmo.

A NÃO PERDER: Como funciona um camião dos bombeiros moderno. Todos os detalhes em vídeo

Ainda assim, esta prática levanta sérias questões do ponto de vista da segurança, até porque os camiões com a traseira levantada continuam a ser usados para transportar carga.

As várias modificações feitas ao nível da suspensão interferem de forma direta com a estabilidade do veículo e com a distribuição de massas, o que aumenta significativamente o risco de capotamento.

Também o sistema de travagem é afetado pela moda «camião arqueado», já que grande parte do peso do camião é transferido para a secção dianteira — vulgo trator.

LEIAM TAMBÉM: Este camião híbrido de transporte de minério é um Rolls-Royce

Mas aquilo que mais preocupa as autoridades brasileiras é mesmo o facto de em caso de colisão os automóveis poderem entrar facilmente pela traseira do camião. Os riscos são muitos, mas uma coisa é certa, os camiões arqueados estão na «moda» e são uma presença cada vez mais frequente nas estradas brasileiras.

Brevemente em Portugal? Dificilmente.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do BMW X4 M Competition?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O SUV BMW mais rápido de sempre. Primeiro teste ao BMW X4 M Competition (2022)