Notícias Não está a ver mal. Este carro tem pneus iluminados

Leilões

Não está a ver mal. Este carro tem pneus iluminados

Chama-se Golden Sahara II, é dos anos 50 e, além dos pneus iluminados, tem características que, na altura, eram dignas de ficção científica.

The Golden Sahara II perfil, pneus iluminados
© Mecum Auctions

Alguma vez imaginou um carro com pneus que brilham? Então fique a conhecer o The Golden Sahara II, um modelo único (one-off), originalmente construído na década de 50, que olhava para um futuro distante.

Criado por George Barris, designer e construtor — famoso por ter concebido múltiplos carros para televisão e cinema, incluindo o Batmobile da série de televisão da década de 60 —, e financiado por Jim Street, o The Golden Sahara II nasceu a partir de um Lincoln Capri Hardtop acidentado de 1953.

Os pneus iluminados era apenas uma das caraterísticas futuristas que integrava e até chegou a ser estrela de cinema. Nos últimos anos fez parte da coleção de Larry Klairmont, mas agora vai a leilão pela Mecum Auctions no próximo dia 20 de setembro.

Apresentado inicialmente em 1954 como The Golden Sahara, o carro contava com várias tecnologias revolucionárias para a época, incluindo travagem automática com sensores e direção eletrónica. Destacava-se ainda pelo seu estilo futurista e a pintura incluía partes a ouro e um acabamento tipo-diamante.

No interior, destacam-se o bar com frigorífico, televisão, rádio, gravador de fita e telefone. Em termos de desempenho, manteve o motor V8 do Lincoln, assim como a transmissão automática.

Foi um sucesso. O The Golden Sahara foi exibido em múltiplos eventos e concessionários, o que ajudou a recuperar o valor de 25 mil dólares da sua construção, um valor exorbitante à época. Como comparação, um Cadillac Eldorado novo na altura, considerado um carro de luxo, custava menos de 8000 dólares.

Jim Street não se ficou por aqui e pediu a George Barris que redesenhasse o carro e em 1956 era apresentado o Golden Sahara II. Ganhou novos faróis duplos verticais, «barbatanas» traseiras, mais aplicações de ouro e tecnologias que na altura pareciam ficção científica: desde funcionamento remoto a comandos verbais, assim como portas de abertura automática.

The Golden Sahara II pneus iluminados
© Mecum Auctions

Mas o que captou a atenção de todos foram os pneus iluminados Goodyear Neothane. Estes eram feitos em poliuretano translúcido e eram iluminados a partir do interior, com a iluminação a estar instalada nas jantes. O efeito à noite era espetacular, como pode ver nas imagens. Mas não era apenas para show off, a Goodyear defendia a sua solução, que permitia melhorar a visibilidade do veículo, assim como usar os próprios pneus como «piscas».

Guardado durante décadas

O interesse pelo The Golden Sahara II disparou e até foi estrela de cinema no filme “Cinderfella”, de 1960, protagonizado por Jerry Lewis. No final da década de 60, Jim Street deixou de exibir o carro e permaneceu fora do olhar público 50 anos, até 2018, altura em que foi adquirido em leilão por 385 mil dólares (329 mil euros) por Larry Klairmont.

Klairmont restaurou o Golden Sahara II — trabalho efetuado pela Speakeasy Customs and Classics em 2018 —, e os seus pneus iluminados. A Goodyear também participou no restauro, mas a tecnologia é outra. Os pneus são agora sólidos e a iluminação é feita com LED. Chegou a ser exibido na Europa, no Salão de Genebra de 2019, mas passou maior parte do tempo entre o Martin Auto Museum e no Petersen Automotive Museum.

The Golden Sahara II perfil, pneus iluminados
© Mecum Auctions

O valor pelo qual este modelo será leiloado não foi divulgado pela leiloeira, mas a expetativa é que supere o valor alcançado no leilão de 2018.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o primeiro Alfa Romeo 33 Stradale?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Alfa Romeo 33 Stradale. Beleza necessária
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Alfa Romeo 33 Stradale. Beleza necessária