Notícias Sonhar não custa mas este Peugeot 205 Turbo 16 promete valer muito

Leilão

Sonhar não custa mas este Peugeot 205 Turbo 16 promete valer muito

O Peugeot 205 Turbo 16 é um dos especiais de homologação mais desejados de sempre. E este, o n.º 127 de 200 produzidos, vai a leilão.

Peugeot 205 T16 - 374 de frente
© Bonhams

Os anos 80 deixaram um legado lendário na história do campeonato mundial de ralis: o Grupo B. A obrigatoriedade de haver versões de estrada dos modelos de competição levou ao nascimento de especiais de homologação exóticos como este: o Peugeot 205 Turbo 16.

No caso do modelo francês, apenas a silhueta ficou igual (parecida, vá) à do muito mais modesto 205. No Peugeot 205 Turbo 16 o motor estava atrás dos assentos, literalmente arrumado a um canto e a tração era integral.

A unidade que vai agora a leilão, pelas mãos da Bonhams, é a #127 de apenas 200 produzidas. O odómetro tem marcados apenas 3216 km e o seu estado de conservação é irrepreensível. Nem sequer faltam os pneus Michelin TRX originais, incluindo o sobressalente, instalado sob o capô dianteiro.

O atual proprietário deste Peugeot 205 Turbo 16 comprou-o em 2022 e fez questão de garantir que o desportivo francês não envelhecesse facilmente. Com isso em mente, o 205 T16 foi alvo de uma revisão mecânica completa.

Foram substituídos os sistemas de suspensão e refrigeração, embraiagem, alternador e sistema de combustível. Tudo isso num processo que totalizou cerca de 200 mil dólares (aproximadamente 182 mil euros) em faturas.

Os tempos modernos ditaram a adição de dois extras a este Peugeot: um autorrádio e um suporte para o telefone. No entanto, foram instalados de forma discreta e podem ser retirados sem deixar qualquer marca, se o futuro proprietário assim o desejar.

Uma peça de coleção

A história dos especiais de homologação é uma espécie de néctar divino para os maiores entusiastas e colecionadores de automóveis, especialmente os de rali. Em conjunto com o Audi Quattro S1 e o Lancia Delta S4, o Peugeot 205 Turbo 16 completa uma espécie de “Santíssima Trindade” do Grupo B.

Mas ainda existem outros como o Ford RS200, os Lancia 037 e o Stratos ou o MG Metro 6R4. Modelos como os que também estiveram disponíveis em Monterey, em conjunto, há oito anos:

Para facilitar a produção das 200 unidades obrigatórias, a Peugeot Talbot Sport tomou a decisão de as produzir sempre com o volante do lado esquerdo e com a carroçaria pintada no mesmo tom cinzento.

O estado de conservação desta unidade, faz com que a Bonhams adiante um valor entre os 220 mil e os 300 mil euros para a sua venda, durante a próxima Monterey Car Week (8-17 agosto), na Califórnia.

Sabe esta resposta?
Armindo Araújo estreou-se nos ralis no ano 2000. Com que carro?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Encontrámos o Renault Clio de um Campeão do Mundo de Ralis