Notícias Tesla Model Y mais barato de todos já pode ser encomendado

Lançamento

Tesla Model Y mais barato de todos já pode ser encomendado

Já disponível para encomenda, o Tesla Model Y de tração traseira começa a ser entregue entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023.

Tesla Model Y 2021

A Tesla quer que o Model Y seja o carro mais vendido do mundo em 2023 e para «perseguir» esse objetivo acaba de anunciar um reforço de peso na Europa: o Model Y de tração traseira.

Este passa a ser a versão de acesso do SUV elétrico da Tesla — até agora só estava disponível com tração às quatro rodas — e graças também a uma bateria mais pequena, permitiu reduzir consideravelmente o valor pedido pelo SUV da Tesla.

Já disponível para encomenda em Portugal, o Tesla Model Y de tração traseira tem preços a começar nos 49 990 euros. Ou seja, pouco mais de 17 mil euros a menos do que o Model Y Long Range (66 990 euros) e bem menos que os 71 mil euros pedidos pelo Model Y Performance.

A NÃO PERDER: Tesla Model S Plaid e Model X Plaid já podem ser encomendados. Todos os preços

Apesar de a produção do Model Y já estar a acontecer na Europa (Alemanha), esta versão em particular vem da China, da Gigafactory da Tesla em Xangai, com as entregas agendadas para entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023.

Os números do Model Y de tração traseira

Como seria de esperar, os números apresentados pelo Model Y de tração traseira são mais modestos do que aqueles a que nos habituámos no SUV norte-americano.

Com apenas um motor elétrico montado no eixo traseiro, este Model Y apresenta-se com 325 cv (239 kW) às 5525 rpm e 420 Nm entre as 325 rpm e as 5200 rpm.

Estes valores impulsionam os 1909 kg do Model Y dos 0 aos 100 km/h em 6,9s e até aos 217 km/h de velocidade máxima.

Tesla Model Y 6

Bateria mais «simples»

Nesta versão o Model Y abdica da baterias de iões de lítio NMC (níquel, manganês, cobalto) e apresenta-se com baterias LFP (fosfato de ferro-lítio), que têm menor densidade energética, mas também são mais baratas.

Com 60 kWh de capacidade, estas permitem uma autonomia de até 455 km quando o Model Y está equipado com jantes de 19”, um valor que desce para os 430 km caso se opte pelas jantes de 20”.

Quanto ao carregamento, o mais acessível dos Model Y suporta carregamentos rápidos até 170 kW em vez dos 250 kW dos seus «irmãos» Long Range e Performance.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do BMW i4 eDrive40?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW i4 eDrive40 é capaz de «bater o pé» ao Tesla Model 3?