Notícias Já foram entregues os primeiros Tesla Model Y feitos na Europa

Produção

Já foram entregues os primeiros Tesla Model Y feitos na Europa

Elon Musk esteve presente na entrega dos primeiros 30 Model Y produzidos na primeira fábrica da Tesla na Europa.

Tesla Model Y

A nova Gigafactory Berlin-Brandenburg da Tesla, na Alemanha, já entregou os primeiros 30 exemplares do Model Y aos seus respetivos clientes e nem Elon Musk, o diretor executivo da Tesla, faltou à cerimónia de entrega.

Tudo ocorreu num ambiente festivo, com Elon Musk a não esconder a satisfação com a entrega destas primeiras unidades — todas elas Model Y Performance — e a «presentear» os 30 clientes e os funcionários da fábrica com uma peculiar dança.

Já num registo mais sério, Elon Musk Afirmou “Este é um grande dia para a fábrica e mais um passo rumo a um futuro sustentável”.

A NÃO PERDER: Tesla Model 3 na Europa em 2021. O elétrico mais vendido e líder absoluto do segmento D

Estas primeiras unidades do Model Y correspondiam à versão Performance, com a Tesla a revelar que as próximas unidades a produzir na nova fábrica poderão ser entregues já em abril.

Um longo processo

Com capacidade para produzir até 500 mil carros por ano e 50 GWh de baterias, a Gigafactory Berlin-Brandenburg da Tesla correspondeu a um investimento de cinco mil milhões de euros, um dos maiores investimentos numa fábrica de automóveis na Alemanha nos últimos anos.

Apesar do potencial de criação de emprego desta fábrica — segundo a Tesla já foram contratados 3000 dos 12 mil trabalhadores necessários — a primeira Gigafactory da Tesla na Europa não esteve livre de polémicas relacionadas com o seu impacto no meio ambiente, tendo estas atrasado a sua abertura em oito meses.

Uma questão de proximidade

Com a abertura da Gigafactory Berlin-Brandenburg a Tesla tem agora mais argumentos para «perseguir» o Grupo Volkswagen no mercado de elétricos na Europa. Atualmente o grupo alemão detém uma quota de mercado de 25% enquanto a da Tesla se fixa nos 13%.

A importância desta fábrica para os planos da Tesla na Europa foi evidenciada por Elon Musk num tweet no qual afirmou “Faz uma enorme diferença na eficiência localizar a produção num continente”.

Nos últimos tempos os Tesla vendidos na Europa estavam a ser importados da fábrica chinesa de Xangai, gerando uma elevada fatura em custos logísticos.

Ainda assim, Elon Musk fez questão de «refrear» as expectativas, relembrando que ainda vai demorar até a fábrica estar na sua máxima capacidade, apontando para um prazo superior aos dois anos que esta levou a ser construída.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China