Notícias O «eterno» Lada Niva agora também pode ser elétrico

Transformação

O «eterno» Lada Niva agora também pode ser elétrico

Por cerca de 2800 euros a empresa alemã Elantrie transforma o Lada Niva (agora conhecido como Lada 4x4) num dos jipes mais "amigos do ambiente".

Lada Niva

Lançado originalmente em 1977, o Lada Niva recusa-se a morrer e tem até empresas que o querem ajudar a adaptar-se à nova era na qual a indústria automóvel se prepara para entrar: a era da eletrificação.

Falamos dos alemães da Elantrie, uma empresa detida pela Schmid GmbH que decidiu eletrificar o “eterno” modelo russo trocando o 1.7 l a gasolina com 83 cv por um motor elétrico com 88 cv.

Apesar do novo motor, o Lada Niva elétrico mantém-se fiel à transmissão original, contando por isso com tração integral permanente, uma das suas imagens de marca. Já esteticamente as únicas diferenças resumem-se ao desaparecimento do tubo de escape e à adição de uma pequena entrada de ar no capô.

A NÃO PERDER: O interior deste Lada 2101 prova que os “restomod” valem a pena

Anda a eletricidade e até a “dá”

A alimentar o motor elétrico encontramos uma bateria de iões de lítio com 30 kWh de capacidade colocada precisamente onde costumava estar o depósito de combustível. Segundo a Elantrie uma carga completa permite uma autonomia de entre 130 e 300 km, dependendo do estilo de condução e do local onde circulamos.

Quanto à durabilidade da bateria, a empresa alemã promete que esta consegue manter 80% da capacidade após 450 mil quilómetros e 9000 ciclos de carga. Para tal basta recarregá-la sempre que a sua capacidade chega aos 50%.

Mas há mais. Lembram-se de como o Hyundai IONIQ 5 consegue alimentar outros aparelhos elétricos? Pois bem, este Niva elétrico faz o mesmo. É verdade que a sua tomada de 220V surge na bagageira mas nem por isso deixa de ser capaz de alimentar aparelhos com uma potência de até 2000 watt.

LEIAM TAMBÉM: O novo Lada Niva já foi um Chevrolet que foi um Lada

Quanto aos preços, caso já tenham um Lada Niva a transformação fica-se pelos 2800 euros. Já se não tiverem nenhum exemplar do jipe russo a Elantrie vende um Lada Niva 100% elétrico por 19 900 euros. E vocês, se tivessem um Niva transformavam-no ou mantinham-no original? Deixem a vossa opinião na caixa de comentários.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China