Notícias Grupo Renault vende Lada e sai da Rússia

Indústria

Grupo Renault vende Lada e sai da Rússia

O Grupo Renault vendeu a Renault Rússia e a sua participação na AvtoVAZ (dona da Lada), mas pode recomprar as ações no prazo de seis anos.

Lada Niva

Dois meses depois de ter suspendido a sua atividade na Rússia, o Grupo Renault oficializou a sua saída do país com a venda da Renault Rússia e da percentagem que detinha da AvtoVAZ.

A Renault Rússia foi vendida à autarquia de Moscovo. Já os 67,69% que o Grupo Renault detinha da AvtoVAZ foram vendidos à NAMI (Instituto Central de Investigação e Desenvolvimento Automóvel e de Motores), um organismo estatal russo.

Quanto à AvtoVAZ — a marca que detém a Lada e na qual a Renault detinha uma participação maioritária — o fabricante francês reservou uma opção de recompra nos próximos seis anos.

A NÃO PERDER: Novo Dacia Spring em 2024, mas há mais novidades no Grupo Renault
Renault Rússia
Com este anúncio o Grupo Renault cessa por completo a sua atividade na Rússia.

A decisão de sair da Rússia foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração do Grupo Renault.

Um adeus ou um até já?

Acerca da saída da Rússia, Luca de Meo, o diretor executivo do Grupo Renault, afirmou: “Hoje, tomamos uma decisão difícil, mas necessária; e estamos a fazer uma escolha responsável em relação aos nossos 45 000 funcionários na Rússia, preservando o desempenho do Grupo e a nossa capacidade de regressar ao país no futuro, num contexto diferente”.

Apesar da saída da Rússia, Luca de Meo revelou estar confiante “na capacidade do Grupo Renault para acelerar ainda mais a sua transformação e exceder os seus objetivos a médio prazo”.

Tal como o Grupo Renault anunciou a 23 de março, nos resultados do primeiro semestre de 2022 estará presente um ajustamento não monetário no montante do valor contabilístico dos ativos intangíveis, dos ativos tangíveis e do Goodwill do Grupo na Rússia.

Lada linha de produção

O fim de planos ambiciosos

Recorde-se que no plano Renaulution revelado no ano passado, o Grupo Renault tinha grandes ambições para a Lada, agrupando-a com a Dacia numa nova unidade de negócio e que incluía uma nova geração do Niva para 2024 e a expansão para o mercado europeu.

Agora, com a separação entre o Grupo Renault e a AvtoVAZ, o Lada Niva deverá manter-se em produção tal e qual o conhecemos desde o seu lançamento… em 1977.

Sabe esta resposta?
Há quantos anos foi lançada a Renault 4L?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Viajei ao passado e conduzi uma Renault 4L de 1980
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Viajei ao passado e conduzi uma Renault 4L de 1980