Notícias Koenigsegg Jesko. “Monstro” sueco já anda de lado

Vídeo

Koenigsegg Jesko. “Monstro” sueco já anda de lado

O desenvolvimento do Koenigsegg Jesko continua, mas há sempre tempo para uma pequena pausa, como estes dois protótipos de testes nos mostram.

Koenigsegg Jesko

Foi no Salão de Genebra de 2019 que vimos pela primeira vez o Koenigsegg Jesko, o novo hiperdesportivo para suceder ao Agera.

No ano seguinte, foi a vez de conhecer o Jesko Absolut, uma versão específica para bater todos os recordes de velocidade e suceder ao recordista Agera — entretanto o SSC Tuatara “surripiou-lhe” o título de carro mais rápido do mundo.

A verdade é que, apesar de o termos conhecido há dois anos, o desenvolvimento do Jesko ainda prossegue. Como podemos ver no vídeo divulgado na página de Facebook da Koenigsegg, dois protótipos de testes deixaram-se “apanhar” no aeródromo que serve também de pista de testes para o construtor sueco.

VEJAM TAMBÉM: Koenigsegg Gemera. Surpreendentemente prático para uma máquina “de doidos”

Bem… Podem ser protótipos de testes, mas aquilo que vemos é o par de Jesko num momento claramente mais descontraído, onde nem faltam umas “traseiradas” controladas a exibirem-se para a câmara — até parece fácil — e onde conseguimos ouvir o rugido do seu poderoso 5.0 V8 twin turbo.

Os números conhecidos do Jesko continuam a impressionar: 1600 cv às 7800 rpm (com E85, a mistura 85% etanol e 15% gasolina) e 1500 Nm de binário máximo às 5100 rpm transmitidos apenas e só às rodas traseiras através de uma inovadora caixa de velocidades (de concepção própria), com nove velocidades e… sete embraiagens(!).

Koenigsegg Jesko Absolut e Jesko
O peso em seco do Jesko Absolut é de apenas 1290 kg, menos 30 kg que o Jesko.

O hiperdesportivo sueco vai ser produzido em apenas 125 unidades, com preços a começar nos 2,5 milhões de euros — e já esgotaram todos…

VEJAM TAMBÉM: Há um extra no Koenigsegg Jesko que custa… 443 400 dólares