Notícias SSC Tuatara é oficialmente o CARRO MAIS RÁPIDO DO MUNDO

Recorde mundial

SSC Tuatara é oficialmente o CARRO MAIS RÁPIDO DO MUNDO

A barreira dos 500 km/h foi finalmente batida. O carro mais rápido do mundo é agora o SSC Tuatara. Foram necessários 15 satélites para certificar a velocidade máxima medida no sistema de GPS.

Senhoras e senhores, o Koenigsegg Agera RS já não é o carro mais rápido do mundo — considerando apenas modelos de produção. Os 447,19 km/h do modelo sueco foram largamente batidos pelo novo recordista mundial de velocidade, o SSC Tuatara.

Na mesma estrada, a State Route 160, em Las Vegas (EUA), onde em novembro de 2017 o Agera RS fez história, foi agora a vez do SSC Tuatara tentar a sua sorte.

A tentativa para estabelecer novo recorde para carro de produção mais rápido do mundo aconteceu no passado dia 10 de outubro, com o piloto profissional Oliver Webb ao volante do sucessor do SSC Ultimate Aero — modelo que em 2007 detinha este recorde.

VÊ TAMBÉM: Qual a velocidade máxima do Koenigsegg Jesko Absolut? “Mais, bem mais do que 500 km/h”

A velocidade máxima é superior ao recorde

Para que o recorde de velocidade num carro de produção seja válido, há vários critérios que têm de ser respeitados. O carro tem de ser homologado para utilização na via pública, o combustível não pode ser de competição, e até os pneus têm de estar homologados para estrada.

carro mais rápido do mundo
Alimentado por um motor V8 com 5.9 litros de capacidade, o SSC Tuatara é capaz de desenvolver até 1770 cv de potência.

Mas os critérios para o estabelecimento deste recorde não ficam por aqui. São necessárias duas passagens, em sentidos opostos. Da média das duas passagens é que resulta a velocidade que deve ser tida em consideração.

Dito isto, apesar dos ventos laterais que se fizeram sentir, o SSC Tuatara registou na primeira passagem 484,53 km/h e na segunda passagem 532,93 km/h(!). Assim sendo, o novo recorde do mundo é de 508,73 km/h.

Segundo Oliver Webb, ainda era possível fazer melhor “o carro continuava a progredir com vontade”.

Pelo meio, houve ainda mais recordes que foram batidos. O SSC Tuatara é agora o carro de produção mais rápido do mundo na “primeira milha lançada”, registando 503,92 km/h. E é também o carro mais rápido do mundo no “primeiro quilómetro lançado”, com um registo de 517,16 km/h.

carro mais rápido do mundo
A vida começa aos 300 (mph). Será que é mesmo assim?

Escusado será dizer que o recorde de velocidade máxima absoluta também pertence agora ao SSC Tuatara, graças aos já referidos 532,93 km/h.

Em comunicado, a SSC North America fez saber que para registar esta tentativa de recorde, foi usado um sistema de medição por GPS com recurso a 15 satélites e todos os procedimentos foram verificados por dois fiscais independentes.

VÊ TAMBÉM: Hennessey Venom F5. Os detalhes do motor do «anti-Bugatti»

A potência do carro mais rápido do mundo

Debaixo do capô do SSC Tuatara, encontramos um motor V8 com 5.9 l de capacidade, capaz de atingir os 1770 cv de potência quando alimentado com E85 — gasolina (15%)+etanol (85%). Já quando o combustível utilizado é «normal», a potência desce para uns ainda assim colossais 1350 cv.

carro mais rápido do mundo
É num berço formado maioritariamente por fibra de carbono que repousa o intempestivo motor V8 do SSC Tuatara.

A produção do SSC Tuatara está limitada a 100 unidades e os preços iniciam-se nos 1,6 milhões de dólares, podendo ascender aos dois milhões de dólares caso optem pelo High Downforce Track Pack, que aumenta o downforce do modelo.

A estes valores — caso estejam interessados em trazer um para Portugal — não se esqueçam de somar os nossos impostos. Talvez aí consigam atingir outro recorde… muito menos desejável, naturalmente.

Atualização a 20 de outubro às 12:35 — Foi publicado um vídeo do recorde. Para vê-lo segue a ligação: