Notícias Qual a velocidade máxima do Koenigsegg Jesko Absolut? “Mais, bem mais do que 500 km/h”

Recorde

Qual a velocidade máxima do Koenigsegg Jesko Absolut? “Mais, bem mais do que 500 km/h”

O objetivo é chegar aos 500 km/h, mas Christian Von Koenigsegg diz que em condições ótimas, a velocidade máxima do Jesko Absolut é bem superior.

Koenigsegg Jesko Absolut

Afinal, qual a velocidade máxima do Koenigsegg Jesko Absolut? Das palavras do fundador da marca, Christian Von Koenigsegg, “mais, bem mais do que 500 km/h”.

De acordo com ele, a velocidade máxima que o Jesko Absolut atingir estará mais dependente das condições de quando a tentarem alcançar — estrada, estado do tempo — do que das capacidades do carro em si.

Declarações que retiramos de uma pequena entrevista dada à Top Gear (vídeo completo mais abaixo), onde se fala do Jesko Absolut, uma das novidades levadas ao (cancelado) Salão de Genebra, e também sobre recordes de velocidade.

ESPECIAL: Salão de Genebra 2020 CANCELADO mas… as novidades continuam aqui!

“Limitados pela sanidade”

“O Koenigsegg mais rápido de sempre e… para sempre?” era o título do artigo que vos dava a conhecer o Jesko Absolut, e parece que será mesmo assim. À resposta à pergunta da Top Gear se estão limitados pela tecnologia ou pelos pneus para não tentar mais tarde ir ainda mais longe, Christian responde, “limitados pela sanidade”.

É mais do que suficientemente rápido. Na realidade nem queremos construir nada mais rápido. Nunca.

Se o fundador da Koenigsegg, o criador de hiper-desportivos todos eles com níveis absurdos de performance, afirma que o Jesko Absolut, um automóvel homologado para a via pública, capaz (para já, em teoria) de dar mais de 500 km/h, é onde eles colocam o limite… Bem, parece que atingimos (finalmente) uma barreira.

Jesko Absolut

Para os eventuais interessados no Koenigsegg Jesko Absolut, na realidade trata-se de uma opção no configurador do hiper-desportivo. O plano original, revelado em 2019, mantém-se: só serão produzidos 125 Jesko, com o cliente final a decidir se quer o seu Jesko na configuração regular Track ou Absolut.

Koenigsegg Jesko Absolut e Jesko
O peso em seco do Jesko Absolut é de apenas 1290 kg, menos 30 kg que o Jesko.

As diferenças entre os dois são ainda consideráveis, sobretudo quando observamos a aerodinâmica das duas versões. O Absolut tem uma secção traseira alongada, perde algumas entradas/saídas de ar, a roda traseira vem com uma cobertura mais aerodinâmica, mas a principal diferença é a ausência da enorme asa traseira ativa.

No seu lugar surgem duas barbatanas que servem de estabilizadores a alta velocidade. Da sua adição resultou ainda mais um benefício, o da redução do coeficiente de resistência aerodinâmica (Cx), devido aos vórtices gerados por estas que reduzem a esteira na traseira. Resultado, o Cx baixou dos 0,29 para os 0,278.

Koenigsegg Jesko Absolut

Como o principal objetivo foi o de reduzir o valor de arrasto aerodinâmico, o downforce (sustentação negativa) foi o sacrificado, tendo passado de 1400 kg no Jesko “regular” para apenas 150 kg no Jesko Absolut.

Quando veremos o Jesko Absolut atingir os 500 km/h, ou “mais, bem mais”? De acordo com Christian Von Koenigsegg, poderá demorar ainda um ano ou dois, sobretudo para encontrar uma estrada pública longa o suficiente para atingir velocidades desta ordem de grandezas, e também conseguir as autorizações necessárias para o fazer.

VÊ TAMBÉM: Para atingir os 490 km/h, a Michelin reforçou os pneus do Chiron com fibra de carbono

Sabe esta resposta?
Quantos cavalos tem o novo Porsche 718 Boxster GTS (2020)?