Notícias Jovem constrói o seu próprio carro a partir de sucata e… funciona

Vídeo

Jovem constrói o seu próprio carro a partir de sucata e… funciona

Quando sonhas construir o teu próprio carro… e fazes alguma coisa por isso. É a história deste jovem ganense, que não se deixou intimidar pelo enorme desafio.

Kelvin a conduzir o seu carro

«Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.» Uma citação da “Mensagem” de Fernando Pessoa que parece adequar-se perfeitamente à história de Kelvin Odartey, um jovem de apenas 18 anos do Gana, que decidiu transformar o seu sonho de construir um carro em realidade.

Um sonho que certamente todos nós, que gostamos destas máquinas rolantes, já tivemos. Quantos de nós é que já fez alguma coisa por isso? Bem, este jovem fez, ultrapassando todos as dificuldades e desafios, como podemos ver no vídeo do youtuber Drew Binsky.

Mais impressionante é a sua história quando ficamos a saber que demorou três anos a construir o seu próprio automóvel, ou seja, esta sua demanda começou quando tinha apenas 15 anos de idade.

TENS DE VER: Agricultor constrói Lamborghini Aventador a partir de sucata

Para transformar o seu sonho em realidade, Kelvin Odartey teve de recorrer ao que tinha à mão, ou seja, sucata. Aproveitou desde tubos metálicos a barras de ferro para o esqueleto da sua criação, e o aço de que são feitos os contentores de carga para os painéis da carroçaria. Sim, a sua máquina não tem o aspeto mais polido, mas dado o contexto, o facto de ser um carro funcional, é deveras impressionante.

O motor veio de uma motorizada e foi também ao mundo das duas rodas que ele foi buscar vários componentes, entre os quais os que fazem parte da suspensão. No interior podemos ver que há um painel de instrumentos e nem falta um sistema de áudio.

O custo de fazer o seu próprio carro a partir de sucata? Kelvin avança com um valor de 8000 cedi ganês, o equivalente a pouco mais de 1100 euros (a conversão que vemos no vídeo não está correta).

O carro de Kelvin acabou por se tornar “viral” na internet e transformou o jovem de 18 anos numa celebridade. Captou a atenção de Kwadwo Safo Junior, o diretor executivo da Kantanka, um construtor automóvel do Gana, que acolheu o jovem e assumiu o papel de seu mentor. E deu-lhe oportunidade de continuar a evoluir o seu próprio carro. O resultado final foi este: