Clássicos Ferrari sinónimo de Arte: Para Bertrand Lavier, a sucata vale ouro

Ferrari sinónimo de Arte: Para Bertrand Lavier, a sucata vale ouro

Hoje no Razão Automóvel, trazemo-vos uma dupla de máquinas do cavalinho rampante que viraram peças de arte.

Bem, qualquer Ferrari por si só, já é uma obra de arte, mas o que dizer por exemplo de um 308 GTS com a pintura engelhada ou até mesmo de um Dino 308 GT4, num estado para lá de pura sucata.

Hoje trazemo-vos o trabalho do artista plástico, Bertrand Lavier, que embora se dedique a outros tipos de trabalhos nas artes plásticas, já é um reincidente no que toca a usar carros da Ferrari, como a as suas obras de arte mais preciosas.

A relação de Bertrand Lavier, como referi, já não é de agora, tudo começou com um magnífico Ferrari 308 GTS que virou obra de arte com a sua pintura engelhada e um acentuado envelhecimento visível. Esta obra esteve exposta no museu nacional do Mónaco em Villa Sauber.

bertrand-lavier-Ferrari-308 GTS-3

Mas se o Ferrari 308 GTS de Bertand Lavier não vos choca, o que dizer do Ferrari Dino 308 GT4 totalmente amassado, pronto para virar latas de um qualquer refrigerante?

Se para vocês, um carro amassado é mais uma dor de alma do que uma peça de arte, desenganem-se pois há muito boa gente que considera uma boa chapa amassada uma relíquia artística.

Quando o artista plástico francês, Bertrand Lavier, comprou o Ferrari 308 GT4 todo amassado para o expor como arte, nunca pensou realmente em operar-lhe mudanças estéticas. Tudo o que vemos é nada mais nada menos do que um encontro do 308 GT4 com as leis da física – um encontro tão intenso que o deixou literalmente de rastos.

bertrand-lavier-Ferrari-308GT4-3

Se ainda têm dificuldades em compreender este movimento artístico, fiquem a saber que faz parte de uma corrente artística, apelidada de “Acabada de Fazer” e que está inserida na arte contemporânea. Este ano o Ferrari 308 GT4 foi a estrela da Exposição Internacional de Arte Contemporânea de Paris, de todos os objetos expostos e à venda, foi sem dúvida o mais estranho mas também o mais cativante.

E não é difícil de perceber porquê, o Leiloeiro Yvon Lambert conseguiu vender o Ferrari 308 GT4 todo amassado, por uns incríveis 181.185€. Quem foi o excêntrico de tal compra? Bem, tudo o que sabemos é que é um colecionador turco.

O que nos dá realmente que pensar, porque um Ferrari Dino 308 GT4 nos dias de hoje é proposto no mercado de usados por cerca de 30.000€. Tendo em conta que para além de poderem ainda desfrutar do carro, se depois for essa a vossa vontade, também o podem espatifar contra algo, numa catarse terapêutica como forma de vos aliviar o stress.

Ferrari-Dino-308-GT4-4[4]

Contemplando os números, o 308 GT4 com o seu V8 de 3 litros e 255 cavalos até era um modelo interessante de motor central traseiro. Desenhado por Bertone, a Ferrari produziu 2.800 unidades deste modelo entre 1973 e 1980. Se a arte é algo que não vos assiste, então ao menos salvem algumas máquinas como este Ferrari Dino GT4, porque há máquinas que merecem mais mimos do que serem expostas como defuntos objetos.