Notícias Depois de vender o Toyota Mirai, que carro comprou James May?

Vídeo

Depois de vender o Toyota Mirai, que carro comprou James May?

Em março passado, James May vendeu o seu Toyota Mirai de primeira geração, mas já tem na garagem um sucessor para o elétrico com pilha de combustível a hidrogénio.

James May e Toyota Mirai

Não que desgostasse do seu Toyota Mirai de primeira geração — era um dos seus carros favoritos —, mas James May acabou por vendê-lo devido, sobretudo, à parca rede de reabastecimento existente no Reino Unido  para modelos com pilha de combustível a hidrogénio.

Um problema que continua a estar no cerne da falta de propostas a este nível entre os automóveis ligeiros — uma maior probabilidade de sucesso para esta tecnologia parece estar na sua adoção por veículos pesados de mercadorias — e que limita também a disponibilidade de modelos. Além do Toyota Mirai, hoje em dia só estão à venda o Honda Clarity FCEV e o Hyundai Nexo.

Por isso, é com alguma curiosidade que assistimos à revelação do novo carro que vai ocupar o lugar do Mirai na garagem do senhor May, com a revelação a ficar registada para a prosperidade em vídeo.

VEJAM TAMBÉM: Toyota Mirai. Já sabemos o preço do primeiro carro a hidrogénio em Portugal

Anticlímax?

Se não viram o vídeo, “spoilers alert”: o novo carro de James May é um… novo Toyota Mirai. Trata-se da segunda geração do modelo, que perdeu o aspeto de “nave espacial” e assumiu os contornos de uma berlina executiva de grandes dimensões, e viu a sua peculiar cadeia cinemática ser melhorada a todos os níveis: eficiência, performance e autonomia.

Não deixa de ser uma escolha intrigante para o conhecido apresentador, tendo em conta as razões por detrás da venda do seu primeiro Mirai — desde março a insuficiente rede de postos de abastecimento não cresceu no Reino Unido. Só existem 11 postos de abastecimento para todo o país.

James May e Toyota Mirai

No vídeo May não justifica o porquê de ter novamente optado por um veículo com pilha de combustível a hidrogénio, mas tendo em conta o seu elevado interesse por novas tecnologias, deve ter sido um fator de decisão. Se o uso do Toyota Mirai como carro do dia a dia fica limitado devido à parca rede de postos de abastecimento, a verdade é que não faltam outros carros na garagem de James May para essa função, incluindo um elétrico a baterias na forma de um Tesla Model S.

Que acham da escolha de James May?

Sabe esta resposta?
Em que ano o SEAT Leon conquistou pela primeira vez o galardão de Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT Leon. Vencedor do troféu Carro do Ano 2001 em Portugal