Notícias Portugal é uma «máquina de fazer milhões» há 14 meses consecutivos

Indústria

Portugal é uma «máquina de fazer milhões» há 14 meses consecutivos

Com um crescimento de 20,1% face ao mesmo mês de 2022, as exportações de componentes automóveis estão a subir dois dígitos há 14 meses consecutivos.

Pinças de travão na linha de montagem
© André Mendes / Razão Automóvel

De acordo com os dados recolhidos pela AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, as exportações nacionais de componentes para automóveis ultrapassaram os 1000 milhões de euros pelo segundo mês consecutivo, em junho deste ano, registando uma subida de 20,1% face ao mesmo mês de 2022.

Não é um episódio isolado, afirma esta associação, que representa cerca de 350 empresas nacionais no setor dos componentes para automóveis.

Segundo os dados da AFIA, as exportações de componentes automóveis estão a subir a dois dígitos há 14 meses consecutivos, apresentando-se como um dos motores do crescimento económico de Portugal.

Exportação de componentes automóveis portugal
© AFIA As exportações de componentes automóveis estão a subir há 14 meses consecutivos. Fonte: AFIA.

Uma peça importante na economia nacional

Comparando os valores das exportações de componentes automóveis no segundo trimestre de 2023 com os valores do período homólogo de 2022, observa-se um crescimento de 21,9%. Em termos monetários, este valor representa 3000 milhões de euros.

Exportações de componentes automóveis
© AFIA No segundo trimestre as exportações de componentes automóveis aumentaram para cerca de 3000 milhões de euros. Fonte: AFIA.

Assim, no que se refere ao acumulado até junho, as exportações de componentes automóveis ultrapassaram os 6000 milhões de euros, o que se traduz num acréscimo de 21,2% face ao primeiro semestre de 2022.

exportações de componentes automóveis
© AFIA No acumulado até junho as exportações de componentes automóveis atingiram quase 6000 milhões de euros. Fonte: AFIA.

Para onde vão os componentes portugueses?

Importante realçar que, em 2023, 70% das exportações portuguesas de componentes automóveis tiveram como destino principalmente cinco mercados: Espanha, Alemanha, França, Eslováquia e Reino Unido — este último substituiu os EUA, que desceram para o 6.º lugar.

Espanha lidera a listagem de países, continuando a ser o principal cliente dos componentes fabricados em Portugal, com vendas de 1714 milhões de euros. Segue-se a Alemanha com 1332 milhões de euros, na terceira posição encontramos a França, com 662 milhões de euros, enquanto a quarta posição pertence à Eslováquia com 263 milhões, fechando-se o top 5 com o Reino Unido com 237 milhões de euros.

Exportações, imagem com contentores
© AFIA

Vale a pena destacar ainda que as exportações dos componentes automóveis para os nossos principais países clientes estão a crescer mais do que a produção de automóveis nesses países, ganhando assim quota de mercados.

Nuvens no horizonte?

Estes valores estão acima das expectativas do setor, afirma a AFIA. Destacando em comunicado que a “indústria de componentes automóveis tem mantido a sua resiliência”, apesar de contrariedades como “o aumento dos custos da inflação, transportes, energia e matérias-primas, que afetam este e outros setores de atividade”.

Recentemente, em entrevista à Razão Automóvel, José Couto enumerou algumas das mudanças que são necessárias para Portugal manter a competitividade da economia e deste setor em particular: