Notícias IMT alerta para fraudes com a carta de condução

Carta de condução

IMT alerta para fraudes com a carta de condução

As fraudes relatadas pelo IMT referem-se a esquemas que prometem a obtenção da carta de condução através de SMS ou das redes sociais.

Carta de condução 2021
© IMT

Num comunicado recentemente divulgado, o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) deixou um alerta para a possibilidade de fraudes relacionadas com a carta de condução.

De acordo com esta entidade, há esquemas fraudulentos que prometem a obtenção da carta de condução a troco de uma soma de dinheiro.

Estes esquemas ocorrem por SMS, mas também através das redes sociais, como alerta o IMT.

O IMT não efetua a comunicação do pagamento de qualquer um dos seus serviços através destes meios, pelo que não deve proceder, em momento algum, ao pagamento solicitado.

Comunicado IMT
Carta de condução
© Razão Automóvel Os esquemas fraudulentos visam a obtenção de cartas de condução falsas.

O que fazer?

No mesmo comunicado o IMT recorda que “Sempre que estas situações são detetadas, são comunicadas às autoridades de investigação para apuramento de responsabilidade criminal”.

O IMT reforça ainda que “o pagamento de quaisquer valores para obtenção de carta de condução falsa, bem como a emissão destas cartas, são crimes puníveis por lei”.

Caso detetem ou se deparem com este esquema de fraude para a obtenção da carta de condução, o IMT recomenda que se deve “comunicar às autoridades de investigação criminal”.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi inaugurada a Ponte 25 de Abril?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Factos e números sobre a Ponte 25 de Abril
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Factos e números sobre a Ponte 25 de Abril