Notícias A partir de hoje já pode renovar automaticamente a carta de condução

Carta de condução

A partir de hoje já pode renovar automaticamente a carta de condução

A partir de hoje, a carta de condução poderá ser renovada através do telemóvel e de uma forma totalmente digital. Descubra como se faz.

Aplicação ID.GOV.PT e Carta de Condução
© André Mendes / Razão Automóvel

Com o objetivo de simplificar e modernizar diversos processos burocráticos, a carta de condução já poderá ser automaticamente renovada de uma forma digital a partir de hoje.

O processo de atualização tem início por parte do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e é efetuado através da aplicação id.gov.pt, que deverá ter instalada no seu smartphone.

Com esta medida, o Governo pretende simplificar todo o processo e também evitar qualquer dúvida que possa existir com prazos. Além de também ser útil para eventuais «esquecimentos».

Quando chegar o momento da renovação a aplicação envia uma notificação. Terá de confirmar os seus dados e proceder ao pagamento das taxas previstas. Assim que todo o processo for revisto e validado, a nova carta de condução será emitida e enviada para o condutor.

“A revalidação automatizada da carta de condução aplica-se aos condutores cujos títulos de condução se encontram em período de revalidação.”

Tal como é indicado na Portaria n.º 305/2023, publicada em Diário da República no passado dia 10 de outubro, “a revalidação automatizada da carta de condução constitui uma mudança de paradigma na relação do cidadão com o Estado, através da disponibilização de meios digitais que permitem ao condutor proceder à revalidação da sua carta de condução após a receção de um alerta, associado a um serviço.”

O que é a aplicação id.gov.pt?

Trata-se da mesma aplicação usada para transportar consigo a versão digital de diversos dos seus documentos, disponibilizada pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Para aceder à mesma, terá de ter ativa a Chave Móvel Digital (CMD), que permite autenticar de forma segura o acesso.

carta conduçao

Entre os documentos que poderá ter registados estão os mais comuns como o cartão de cidadão, a carta de condução ou os documentos do carro, por exemplo.