Notícias Carta de condução pode ser renovada automaticamente. Descubra como

Carta de condução

Carta de condução pode ser renovada automaticamente. Descubra como

Há agora uma nova forma de renovar a carta de condução de uma forma automática via uma aplicação para o smartphone.

Caso se esteja a aproximar a data em que terá de renovar a carta de condução, não há qualquer motivo para preocupações. Graças a uma nova portaria divulgada hoje pelo Governo, esta renovação poderá ser efetuada automaticamente

Para que isso aconteça, no entanto, terá de ter instalada a aplicação id.gov.pt no seu smartphone, disponibilizada pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Trata-se da mesma aplicação na qual já pode ter a versão digital de alguns dos seus documentos pessoais. Entre eles, o cartão de cidadão, a carta de condução ou os documentos do carro.

carta de condução
© Razão Automóvel

Depois de tudo configurado, o processo inicia-se através de uma notificação enviada através desta aplicação, por parte do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Será necessário confirmar os seus dados e proceder ao pagamento das taxas previstas. Assim que isso acontecer, a nova carta de condução será emitida e enviada para o condutor.

Tal como podemos ler no Decreto-Lei hoje publicado, “a revalidação automatizada da carta de condução constitui uma mudança de paradigma na relação do cidadão com o Estado, através da disponibilização de meios digitais que permitem ao condutor proceder à revalidação da sua carta de condução após a receção de um alerta, associado a um serviço.”

“A revalidação automatizada da carta de condução aplica-se aos condutores cujos títulos de condução se encontram em período de revalidação.”

O principal objetivo desta medida é o de simplificar e modernizar processos burocráticos.

Sabe esta resposta?
Qual destes automóveis é atualmente o mais caro de sempre vendido em leilão?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os 15 automóveis mais caros de sempre em leilão
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Os 15 automóveis mais caros de sempre em leilão