Notícias Edição especial do Hyundai i30 N melhora performance, mas não aumenta potência

Antevisão

Edição especial do Hyundai i30 N melhora performance, mas não aumenta potência

O Hyundai i30 N Project C é uma edição especial e limitada do "hot hatch" sul-coreano que promete mais performance, mas sem aumentar a potência.

Hyundai i30 N Project C

O Hyundai i30 N, chegou, viu e… convenceu. Foi o primeiro hot hatch sul-coreano digno desse nome, tomando de assalto as referências estabelecidas, e com sucesso.

Não convenceu pela performance pura — num mundo de hot hatch de 300 cv ou mais, os 275 cv do i30 N soam a algo curtos —, mas o conjunto de atributos dinâmicos… e sonoros que possui, rapidamente o tornaram num rival temido para as siglas rivais: R.S., GTI ou ST

Agradeçam ao sr. Albert Biermann, ex-BMW M, que tem feito “magia” não só nos modelos com a chancela da Hyundai N, como também com os modelos “convencionais” do grupo Hyundai Motor.

VÊ TAMBÉM: i30 N “N Option” é um Hyundai em modo hardcore

Com um primeiro acto tão surpreendente, claro que as expetativas para o que o sr. Biermann fizesse a seguir com o Hyundai i30 N eram mais que muitas — finalmente, temos uma resposta.

Tal como o próprio referiu em ocasiões anteriores, não está nos planos subir acima dos 275 cv que o i30 N já possui. Assim, para extrair mais performance resta, essencialmente, outro caminho: redução de massa.

O resultado da “dieta” efetuada é o Hyundai i30 N Project C — o nome deriva da Área C, uma pista usada para testar veículos de alta performance no centro de pesquisa e desenvolvimento da Hyundai em Namyang na Coreia do Sul.

Infelizmente, a marca sul-coreana ainda não divulgou dados sobre o número de quilos perdidos relativamente aos (substanciais) 1429 kg (DIN) do i30 N Performance em comercialização, ou os ganhos em prestações. Os grandes benefícios, de acordo com a marca, serão sentidos na sua capacidade de ataque às curvas.

Hyundai i30 N Project C

O que sabemos é que esta “dieta” é à base de, sobretudo, CFRP (polímeros reforçados com fibra de carbono), contando ainda com a presença de novas jantes de 19″ que, de acordo com a Hyundai, são inspiradas pelas usadas em competição. Referem ainda a presença de pormenores aerodinâmicos dedicados, assim como uma suspensão recalibrada que terá a redução da distância ao solo como um dos seus efeitos.

Como referimos no início, o Hyundai i30 N Project C, é uma série especial e limitada. Apenas 600 unidades serão produzidas e a sua comercialização estará também limitada a alguns mercados na Europa.

Sabe esta resposta?
Qual destes equipamentos destacam o Hyundai i30 N Line dos i30 regulares?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Hyundai i30 N Line. O que vale a “vitamina N”?