Notícias Hyperloop: comboio do futuro está cada vez mais próximo da realidade

Hyperloop: comboio do futuro está cada vez mais próximo da realidade

A Hyperloop One acaba de dar o primeiro passo para levar este projeto ambicioso para os Emirados Árabes Unidos.

Lembram-se do Hyperloop, o comboio supersónico que supostamente seria capaz de fazer a ligação entre Los Angeles e São Francisco (600 km) em apenas 30 minutos? Pois bem, aquilo que parecia um sonho está cada vez mais próximo da realidade.

A Hyperloop One, empresa responsável por este projeto, anunciou recentemente que chegou a acordo com os Emirados Árabes Unidos para a construção do primeiro troço entre o Dubai e Abu Dhabi. As duas cidades estão separadas por cerca de 120 km, mas com o Hyperloop, a empresa garante que a ligação será feita em apenas 12 minutos, ou seja, a uma velocidade média de 483 km/h.

VEJAM TAMBÉM: As 10 estradas mais espetaculares do mundo, segundo a SEAT

Na prática, o Hyperloop funciona como uma cápsula que se desloca num tubo de vácuo através de um sistema de levitação magnética passiva. A grande vantagem é que não é necessário recurso a um motor elétrico, graças à utilização de ímanes que se auto-alimentam através do movimento. A ausência de ar dentro dos tubos anula o atrito, o que permite (no limite) atingir velocidades máximas de 1.200 km/h.

De acordo com Rob Lloyd, CEO da empresa, o projeto final não estará pronto antes de 2021, mas o primeiro concept já foi revelado. Assiste ao vídeo em baixo:

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter