Notícias E se do novo Civic nascesse um novo Honda Integra Type R?

Design

E se do novo Civic nascesse um novo Honda Integra Type R?

Designer dá azo à imaginação e imagina como seria um novo Honda Integra Type R, tendo como ponto de partida a nova geração do Civic.

Honda Integra Type R
© TheSketchMonkey

O Integra Type R ainda hoje nos faz recordar uma Honda diferente dos dias de hoje, quando associávamos a simples menção do nome da marca japonesa a alguns dos veículos mais desejáveis do mercado — e possíveis de alcançar por muitos de nós —, às letras VTEC que se traduziam em muitas rotações e a uma condução acutilante.

Um dos pontos altos dessa era foi mesmo o Integra Type R, um coupé desportivo de tração dianteira, que casava um peso pluma de pouco mais de 1100 kg (DIN) com o B18C, um quatro cilindros em linha atmosférico com 1,8 l e 192 cv, atingidos a umas surreais (na altura) 8000 rpm e com o redline a chegar apenas às 8800 rpm — um violento contraste para a turbo-dependência dos dias de hoje.

Tudo isto casado com um chassis rigorosamente aprimorado granjearam-lhe rapidamente o título de “melhor tração dianteira de sempre”, um título que ainda hoje muitos dizem pertencer-lhe.

TÊM DE VER: Glórias do Passado. Honda Integra Type R, o melhor FWD de sempre

Não admira que se tenha transformado num modelo de culto e hoje assistamos à venda de alguns dos seus mais bem preservados exemplares por somas “absurdas”, como um exemplar, de 1997, que reportámos há um par de anos que foi vendido por 75 mil euros! 

Hoje em dia não há nada como o Integra Type R no catálogo da Honda, e mesmo a sigla Type R, que hoje só a vemos no Civic, trocou as rotações estratosféricas por um turbocompressor — não nos estamos a queixar. Continua a ser a referência a bater entre os hot hatch.

Honda Integra Type R
O Honda Integra Type R que recordamos.

Um Honda Integra Type R para os dias de hoje

Já no passado publicámos a visão — bastante estilizada e progressiva — de um designer para um novo Honda Integra Type R. Agora temos outra, mais realista, do conhecido TheSketchMonkey, que pegou na nova geração do Honda Civic e o transformou digitalmente para ser um hipotético Integra Type R.

Tendo em conta o ponto de partida, o Civic, é fácil fazermos a ligação visual entre os dois modelos. O designer Marouane Bembi (a “cara” por detrás do TheSketchMonkey) reduziu a altura do familiar, eliminou as portas traseiras e, no geral, estreitou uma série de elementos visuais, como as óticas, grelha. ou entradas de ar.

Honda Integra Type R
O Civic como ponto de partida (em cima) e a sua transformação digital em Integra Type R (em baixo). © TheSketchMonkey

O resultado final é bastante mais agressivo por conta das suas proporções, elementos mais esguios e rodas de maiores dimensões. Será que convenceria como um novo Integra Type R?

Sabe esta resposta?
Qual destes Honda também recebeu uma versão Type R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Honda Accord Type R, o mais “adulto” dos Type R