Especial Honda Integra Type R, o rei dos tração dianteira

Especial Especial Honda

Honda Integra Type R, o rei dos tração dianteira

Nasceu em 1995, mas só três anos depois é que o Honda Integra Type R chegou à Europa. Fica a conhecer a história do "rei dos tração dianteira".

Com o apoioHonda

Talvez tenhas conhecido o Integra Type R através do Gran Turismo (como muitos de nós), tenhas-lo visto na rua ou até sido um dos sortudos que já o pôde conduzir, o mais provável é que o conheças também como um dos tração dianteira mais eficazes de sempre.

Essa fama surgiu apenas em 1995, quando a Honda decidiu associar o nome Integra (que estava no mercado desde 1985 e ia já na terceira geração) à mítica designação Type R, sinónimo dos Honda mais especiais.

Criado com o intuito de servir de base à versão de competição destinada ao Grupo N, inicialmente o Integra Type R apenas estava disponível no mercado nipónico, tendo apenas chegado à Europa em 1998.

O desportivo (quase) artesanal Honda Integra Type R

Quando decidiram criar o Honda Integra Type R, os engenheiros da Honda partiram da certeza de que o motor 1.8 VTEC (o B18C1) usado na versão GS-R era capaz de dar mais do que os cerca de 173 cv que oferecia.

Assim, deitaram mãos à obra e depois de adotarem pistões em alumínio, bielas de alta resistência, válvulas de admissão remodeladas, um escape de maior diâmetro (entre outras alterações), o motor passou a debitar uns bem mais interessantes 200 cv (no Japão).

Honda Integra Type R

Polida e montada manualmente, esta versão especial do motor acabaria limitada a uma produção de apenas 25 unidades por dia. A distingui-lo estava a tampa das válvulas e o facto de conseguir alcançar as 9000 rpm.

A completar o tratamento Type R dado ao Integra, os engenheiros da Honda reforçaram o chassis, rebaixaram a suspensão (cerca de 15 mm), trocaram a barra estabilizadora traseira e ofereceram ao Integra um diferencial autoblocante.

Honda Integra Type R
O motor B18C — sinónimo de alegria às 8000 rpm

Não contentes com tudo isto, decidiram ainda aplicar ao Integra Type R uma cura de emagrecimento. Esta levou à perda de equipamento e de material isolante e à adoção de vidros menos espessos. Uma dieta estendida até às paredes internas do depósito de combustível responsáveis por evitar as flutuações da gasolina, que foram reduzidas ao mínimo.

Honda Integra Type R
Honda Integra Type R

O Honda Integra Type R chega à Europa

Disponível no Japão desde 1995, apenas em 1998 é que o Honda Integra Type R chegou à Europa. Quando o fez não só trouxe consigo um facelift (que lhe deu a característica frente com quatro faróis que todos lhe conhecemos) como mudanças a nível mecânico. Recebeu ainda jantes de 16” (antes eram de 15”), travões maiores e modificações nas relações da caixa manual de cinco velocidades.

Honda Integra Type R JP Spec
Aqui está o Honda Integra Type R pré-restyling, a versão que desde 1995 se vendia no Japão e que nunca tivemos por cá.

Se no mercado japonês o Honda Integra Type R contava com 200 cv extraídos da versão B18C1 do 1.8 VTEC, quando chegou à Europa o desportivo nipónico viu a potência cair 8 cv, passando para os 192 cv extraídos da versão B18C6 do 1.8 VTEC.

Ainda assim apresentava números de respeito (principalmente se tivermos em conta que surgiu na Europa em 1998): 107 cv/l, mais de 230 km/h de velocidade máxima e um tempo dos 0 aos 100 km/h de apenas 6,7s.

Um ícone automóvel que nunca deu lucro

Entre 1995 e 2001 (ano do canto do cisne do Honda Integra Type R), a Honda perdeu dinheiro com cada uma das unidades vendidas.

A manufatura das versões iniciais e o recurso a componentes provenientes de várias pequenas empresas, provocaram um aumento dos custos de produção, com o o preço do Honda Integra Type R a revelar-se insuficiente para cobrir o investimento.

Se é verdade que não conseguiu dar lucro à Honda, não é menos verdade que ajudou a aumentar a imagem da marca nipónica. Hoje, o Honda Integra Type R é de forma inequívoca, um autêntico ícone dos anos 90, dos tração dianteira e do mundo automóvel.