Notícias Honda responde à Renault Sport. Civic Type R atualizado e com versão hardcore (vídeo)

Vídeo

Honda responde à Renault Sport. Civic Type R atualizado e com versão hardcore (vídeo)

O Honda Civic Type R recebe em 2020 algumas novidades, entre pequenos apontamentos e também com a apresentação de duas novas versões. Fica a conhecê-las.

Honda Civic Type R Limited Edition, Honda Civic Type R Sport Line

O Civic foi atualizado para 2020, pelo que seria de esperar que o Honda Civic Type R 2020 também o fosse. E, como já revelámos em ocasião anterior, a marca japonesa não se ficou pela atualização do seu hot hatch referencial, como adicionou duas novas versões, que deveriam ter sido publicamente reveladas em Genebra que, como sabes, foi cancelado.

Se um Civic Type R chateia muita gente… três chateiam muito mais. Além do já conhecido GT, agora passamos a ter o Sport Line e o Limited Edition.

Se o primeiro responde aos anseios daqueles que achavam que o estilo do Civic Type R era simplesmente “demasiado”, o segundo, tal como o nome indica, é uma edição limitada — apenas 100 exemplares para a Europa —, mais leve e focada, pronta a recuperar todos os recordes que o Renault Mégane R.S. Trophy-R lhe retirou. Conhece-os em mais detalhe em mais um vídeo:

ESPECIAL: Salão de Genebra 2020 CANCELADO mas… as novidades continuam aqui!

Resumidamente, o novo Civic Type R viu o sistema de arrefecimento do motor (motor sem alterações) ser majorado, o chassis revisto com novos sinoblocos, os discos de travão passam a ser bi-materiais (aço e alumínio).

Por dentro há um novo volante revestido a Alcantara e o manípulo da caixa de velocidades assume a forma de uma lágrima e incluí um contrapeso de 90 g que melhora, diz a Honda, a precisão e o tato durante a sua ação. Mais ambígua é a decisão da Honda em adicionar à sonoridade do motor (criticada por ser algo muda) sons sintetizados.

O novo Honda Civic Type R Sport Line destaca-se por prescindir da substancial asa traseira e pela decoração mais discreta. Surge também melhor insonorizado que o GT, o que deverá contribuir para uma convivência diária mais confortável.

Honda Civic Type R gama
A família completa (esq. para a dir.): Sport Line, Limited Edition e GT (o modelo standard)

No extremo oposto o Honda Civic Type R Limited Edition, mais focado de modo a incrementar a sua performance em circuito. É 47 kg mais leve — adeus ao sistema de info-entretenimento, ar condicionado, e algum do material de isolamento acústico —, mas ao contrário do que vimos no Mégane R.S. Trophy-R, os bancos traseiros mantém-se onde deveriam estar.

Dinamicamente, os amortecedores foram modificados, a direção foi revista, e surge calçado com Michelin Cup 2 em jantes forjadas exclusivas BBS de 20″. Será o suficiente para recuperar o recorde no “inferno verde”? Poderemos ter a resposta brevemente.

Preços para eles todos? Ainda não foram avançados oficialmente valores…

Sabe esta resposta?
O que tem em comum o Honda Integra Type R e o Ferrari 550 Maranello?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferrari 550 Maranello e Honda Integra Type R. Nada em comum, certo?