Notícias UPTIS. Os pneus que não furam da Michelin já foram testados na via pública

Pneus

UPTIS. Os pneus que não furam da Michelin já foram testados na via pública

Imune a furos e a rebentamentos… e sem ar. Assim é o UPTIS, o pneu revolucionário que a Michelin espera começar a vender ao público em 2024.

michelin uptis pneus sem ar

Aproximadamente 20% dos pneus produzidos anualmente são descartados precocemente devido a furos, perdas de pressão e desgaste irregular causado pela pressão errada dos pneus. Isto equivale a 200 milhões de pneus deitados fora e a um peso que supera o da Torre Eiffel, em Paris, 200 vezes. Todos os anos.

Focada neste problema de sustentabilidade, a Michelin apresentou em 2019 o UPTIS (Unique Puncture-Proof Tire System), um protótipo que nessa altura já contava com um período de desenvolvimento a rondar uma década e que já tinha gerado o Tweel.

Agora, e mais perto do que nunca do seu lançamento público, o pneu sem ar da Michelin foi testado num MINI Cooper SE, pela “mão” do YouTuber Mr. JWW, que registou toda a experiência em vídeo:

A NÃO PERDER: Para atingir os 490 km/h, a Michelin reforçou os pneus do Chiron com fibra de carbono

Como explica Cyrille Roget, diretor de comunicação técnica e científica do grupo Michelin, o UPTIS integra múltiplos raios entre a banda exterior e a interior, feitos a partir de borracha e uma camada fina, mas muito forte de fibra de vidro, para que este pneu seja capaz de suportar o peso do carro. Para proteger esta sua invenção a Michelin registou 50 patentes.

Depois de uma explicação prévia, onde Cyrille Roget também clarificou que no UPTIS as jantes e o pneu surgem totalmente integrados, sendo montados na linha de produção do pneu, Mr. JWW levou o MINI elétrico para a estrada e sentiu em primeira mão aquilo que estes pneus revolucionários são capazes de oferecer.

michelin uptis pneus sem ar 1

Para já, o UPTIS não passa de um protótipo funcional, mas a Michelin já anunciou que tem planos para o produzir e para o disponibilizar ao público, algo que pode acontecer já em 2024.

Sabe esta resposta?
Qual a potência máxima combinada do MINI Countryman PHEV?