Notícias Uptis. O pneu da Michelin que não fura pode chegar em 2024

Pneus

Uptis. O pneu da Michelin que não fura pode chegar em 2024

Há já muitos anos que a Michelin procura desenvolver um pneu à prova de furos. O Uptis é o mais recente resultado dessa pesquisa e a GM quer usá-lo.

Uptis Tweel

Depois de há cerca de um ano te termos falado acerca do Tweel (o pneu à prova de furo da Michelin que a empresa francesa já vende para os UTV), hoje trazemos-te o Uptis, o mais recente protótipo de um pneu à prova de furo desenvolvido pela famosa marca do Bibendum.

Tal como o Tweel, o Uptis (cujo nome significa Unique Puncture-proof Tire System) não só é imune a furos como a rebentamentos. Segundo Eric Vinesse, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Michelin, o Uptis vem provar que “a visão da Michelin para um futuro de mobilidade sustentável é claramente um sonho alcançável”.

Na base do desenvolvimento deste pneu está o trabalho que já tinha originado o Tweel, com o Uptis a consistir numa “estrutura única que junta componente de borracha, alumínio e resina, além de alta tecnologia (não especificada)” que permitem que este seja, ao mesmo tempo, extremamente leve e resistente.

VÊ TAMBÉM: Sabes ler o código e a etiqueta dos pneus?
Uptis Tweel
O Chevrolet Bolt EV tem sido o modelo escolhido para testar o Uptis.
RELACIONADO: Este novo pneu da Goodyear também quer… voar

O Uptis também beneficia o ambiente

No processo de desenvolvimento do Uptis, a Michelin conta com a GM como parceira. Graças a isso o inovador pneu já se encontra a ser testado em alguns Chevrolet Bolt EV, sendo que, no final do ano deverão iniciar-se os primeiros testes em estrada aberta com uma frota de Bolt EV equipados com o Uptis a circularem no estado norte-americano do Michigan.

O objetivo de ambas as empresas é que o Uptis possa estar disponível em automóveis de passageiros já a partir de 2024. Para além das vantagens de não furar nem rebentar, a Michelin acredita que o Uptis pode ajudar a reduzir a poluição ambiental uma vez que afirma que atualmente são dispensados “mais de 250 milhões de pneus no mundo”.

VÊ TAMBÉM: Bridgestone apresenta pneu sem ar para bicicletas. Chegará aos automóveis?

Sabe esta resposta?
Como é que se chamava o primeiro modelo da Lamborghini?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini