Notícias Silêncio! Deliciem-se com o som do V12 do GMA T.50 às 12 100 rpm

Vídeo

Silêncio! Deliciem-se com o som do V12 do GMA T.50 às 12 100 rpm

Provavelmente um dos últimos supercarros com um V12 atmosférico, o GMA T.50 já deixou ouvir o seu "rugido" às 12 100 rpm.

Numa era em que o mundo automóvel caminha, a passos largos, para a eletrificação, modelos como o GMA T.50 recordam-nos as razões por trás da “paixão” pelos motores de combustão.

É que por muita potência que os motores elétricos consigam debitar, estes não igualam o “cantar” único dos motores de combustão, cantar esse que se torna mais especial quando falamos de um V12 atmosférico cujo limitador está a umas estratosféricas 12 100 rpm.

Agora, após já termos ouvido há uns tempos, o 4.0 V12 desenvolvido pela Cosworth (só o V12 de produção mais leve alguma vez feito) com 663 cv e 467 Nm — no T.50s vai até aos 735 cv — deixou-se ouvir a “rugir” no seu regime máximo.

A NÃO PERDER: Gordon Murray. Depois do GMA T.50 vem a caminho um pequeno elétrico

Música para os ouvidos dos petrolhead

Tal como da primeira vez em que pudemos ouvir o V12 do GMA T.50, também desta vez o som que ouvimos resultou da simulação de uma volta ao circuito de la Sarthe, onde acontecem as históricas 24 horas de Le Mans.

A pedido do nosso “guia” neste vídeo, o piloto Dario Franchitti, os engenheiros da Cosworth deram “rédea solta” ao coração do T.50, permitindo-nos ouvir o portentoso V12 no seu regime máximo de rotação.

GMA T.50
A NÃO PERDER: Já mexe! GMA T.50 sai à rua pela primeira vez com Gordon Murray ao volante

Nesse ponto, às 12 100 rpm, as semelhanças entre a sonoridade do motor da mais recente criação de Gordon Murray e o som outrora emitido pelos monolugares de Fórmula 1 (quando estes usavam os motores V12 ou até V10) são por demais evidentes.

Face a essa sinfonia, acabamos a perguntar-nos: será que a Fórmula 1 não pode voltar a usar motores V12? Por favor, é em nome da “música”.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Alfa Romeo 147 GTA?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Hot Hatch com 6 cilindros. A receita mais apaixonante?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Hot Hatch com 6 cilindros. A receita mais apaixonante?