Notícias Toyota GT86 pela Gazoo Racing? Sim, vem a caminho…

Teaser

Toyota GT86 pela Gazoo Racing? Sim, vem a caminho…

Depois do entusiasmante Yaris GRMN, o próximo alvo da Gazoo Racing é o Toyota GT86. Será desta que o GT86 ganha mais cavalos?

Toyota GT86

A Gazoo Racing, a divisão de competição da Toyota, parece incansável. Não só concentra os esforços da marca japonesa na competição automóvel, seja no WRC ou WEC, como é, cada vez mais, a injeção de adrenalina certa para os modelos Toyota.

O Yaris GRMN foi uma revelação, e já preparam um superdesportivo híbrido com base no TS050 de competição, que saiu vitorioso nas últimas 24 Horas de Le Mans… e até deu tempo para criar um único Toyota Century GRMN para usufruto do presidente Akio Toyoda.

Mas não vai ficar por aqui. Veremos a Gazoo Racing “interferir” na gama Toyota a vários níveis. No topo, os mais especiais e radicais GRMN, a meio as versões desportivas GR, e na base os GR Sport, que deverão equivaler a uma linha de equipamento de aspeto desportivo, como já acontece em várias marcas.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Na Europa a exposição à Gazoo Racing só se fez, para já, com o limitado Yaris GRMN, cenário que deverá mudar brevemente com a chegada das primeiras versões GR ao mercado europeu. E o primeiro em linha para receber a apropriada versão GR é o Toyota GT86, que deverá ser seguido por um mais “civilizado” Yaris GR.

Foi através da conta Twitter da Toyota Espanha que conseguimos aceder a um vídeo teaser do nova proposta, com uma referência clara, na descrição, de que se trata de um GT86 by Gazoo Racing.

O que esperar do Toyota GT86 GR?

É a pergunta do milhão de euros. A excelência dinâmica reconhecida do GT86 sempre pediu mais motor, que é como quem diz, mais cavalos para maior performance.

Toyota GR HV Sports Concept
Toyota GR HV Sports Concept — o ano passado, no Salão de Tóquio, ficámos a conhecer este concept com base no GT86 da Gazoo Racing. Além do estilo diferenciado, também era híbrido e vinha equipado com uma caixa automática, em que o modo manual simulava a atuação de uma caixa manual. Intrigante…

Será desta que o GT86 recebe, oficialmente, mais “vitamina”? Ao ser um GR, sabemos que o desenvolvimento não será tão extremista como o efetuado para o pequeno Yaris GRMN, mas especulando, até pela presença da “paixão pela velocidade” e de cavalos a correr que vemos no vídeo, as expetativas sobem sobre o que esperar do GT86 GR.

RELACIONADO: Toyota GR HV Sports tem uma caixa automática que parece uma manual.

Tetsuya Tada, responsável pelo desenvolvimento tanto do GT86 como do novo Supra, já afirmou que o coupé não levará nenhum turbo nesta geração, pelo que não sobram muitas hipóteses — ou extraem mais cavalos do bloco atual (como vimos no Mazda MX-5) ou o motor cresce em capacidade.

O filme deixa ver pequenos vislumbres da futura máquina, esperando-se um visual diferenciado, com a adição de elementos aerodinâmicos e novas jantes, e certamente o chassis receberá a atenção dos senhores da Gazoo Racing — ficam a faltar apenas os argumentos mecânicos.

Sabe esta resposta?
Qual o nome do primeiro Lotus?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lotus Mark I. Onde está o primeiro Lotus construído pelo seu fundador?