Notícias Exclusivo: Falámos com Tetsuya Tada, o pai do novo Toyota Supra

Salão de Genebra 2018

Exclusivo: Falámos com Tetsuya Tada, o pai do novo Toyota Supra

Um dia após a revelação mundial do Toyota GR Supra Racing Concept falámos com o responsável máximo pelo seu desenvolvimento, Tetsuya Tada, chefe de engenharia da Toyota Gazoo Racing.

Toyota GR Supra Racing Concept

O novo Toyota Supra é (ansiosamente) esperado desde que conhecemos o concept Toyota FT1, em 2014. Quatro anos volvidos, e apesar das fotos espia do modelo que revelam um avançado estado de desenvolvimento, ainda não foi nesta edição do Salão de Genebra que ficámos a conhecer o novo desportivo da marca.

O concept apresentado, o Toyota GR Supra Racing Concept, no entanto, revela bastante do futuro modelo de estrada, mas nada foi avançado no que toca a especificações.

Tivemos oportunidade de falar com Tetsuya Tada, o responsável máximo pelo seu desenvolvimento, que nos forneceu preciosas informações sobre o que esperar.

Toyota FT1
Toyota FT1, o concept original lançado em 2014

Fim das especulações

Acabaram as especulações sobre a motorização do novo Toyota Supra. Tetsuya Tada confirmou-nos, em declarações à Razão Automóvel, o motor que equipará o futuro Supra:

Quis manter a essência do Toyota Supra. E uma dessas «essências» passa pelo motor de arquitetura de seis cilindros em linha.

Recordamos que até agora, tudo o que se sabia sobre a motorização da quinta geração do Supra não passava de especulação. A confirmação de Tada por um seis cilindros em linha, garante a permanência de um dos ingredientes que sempre fizeram parte do Supra, desde a primeira geração lançada em 1978, há 40 anos atrás.

Toyota Supra
A última geração do Supra (A80), lançada em 1993, com o lendário 2JZ-GTE

Quanto à caixa de velocidades, este responsável preferiu continuar a esconder o jogo. Mas há quem avance a adopção de um caixa de seis velocidades manual.

Para lá do motor…

Mas não foi só sobre motores que falámos com Tetsuya Tada. Quisemos saber como é que começou o processo de desenvolvimento do novo Toyota Supra:

O processo começou com um inquérito aos nosso clientes Supra. Queríamos saber o que é que eles mais desejavam. Foi com base nesses testemunhos que iniciámos o processo de desenvolvimento da geração A90.

RELACIONADO: Toyota Supra em Genebra, mas como carro de competição

A partilha de plataforma com a BMW

Uma das questões mais discutidas sobre a nova geração do Supra diz respeito à partilha da plataforma com o futuro BMW Z4. Tetsuya Tada quis afastar todos os receios.

Nós e a BMW fizemos o desenvolvimento base do modelo de forma totalmente separada. A partilha de componentes limita-se ao chassis, mas tudo o resto será diferente. O novo Toyota Supra será um verdadeiro Supra.

Dito isto, é expectável uma distribuição de pesos 50/50 e um baixo centro gravitico para o modelo — ainda mais baixo que o do Toyota GT86, que sai beneficiado pelo motor de cilindros opostos.

Toyota GR Supra Racing Concept
Toyota GR Supra Racing Concept

Afinal quando chega?

Ainda temos de esperar mais um pouco, mas tudo aponta para que seja ainda este ano que conheçamos a quinta geração do Toyota Supra ainda este ano, com a sua comercialização a iniciar-se mais perto do final de 2018 ou inícios de 2019.

A NÃO PERDER: Todas as novidades do Salão de Genebra 2018 de A a Z

Subscreve o nosso canal de YouTube, e acompanha os vídeos com as novidades, e o melhor do Salão de Genebra 2018.