Notícias Futuro da Mitsubishi na Europa em risco?

Indústria

Futuro da Mitsubishi na Europa em risco?

O novo modelo de cooperação da Aliança, onde cada marca estará focada em determinadas regiões, coloca reservas sobre o futuro da Mitsubishi na Europa.

Mitsubishi Space Star

Numa altura em que a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi se prepara para adotar um novo modelo de cooperação, está a ser equacionado o futuro da Mitsubishi na Europa. À luz do novo modelo de cooperação, as regiões chave de ação da Mitsubishi serão o Sudeste Asiático e a Oceânia — como já vimos na Nissan, o seu foco nos EUA, China e Japão, fará com que a sua presença na Europa seja reduzida.

Além disso, a Mitsubishi nos últimos dois anos teve prejuízos na Europa, pelo que a marca nipónica pode estar a ponderar a sua continuidade neste mercado, a julgar pelas declarações do seu presidente, Osamu Masuko.

Segundo a Automotive News Europe, na conferência em que a Aliança apresentou a sua nova estratégia, Masuko afirmou: “para já ainda não é muito claro para nós (…) ainda precisamos de mais tempo para ajustar a nossa estratégia na Europa”.

VÊ TAMBÉM: Evolution, não olhes agora. Mitsubishi regressa aos ralis (Ásia-Pacífico) com um… monovolume

Produção toda fora da Europa

A alimentar a possibilidade do futuro da Mitsubishi na Europa passar por… não ter um futuro, não estão apenas os maus resultados financeiros dos últimos anos, ou o novo modelo de cooperação da Aliança.

Atualmente, todos os modelos que a marca vende na Europa são produzidos na Ásia. Ora, tendo em conta o reduzido volume de vendas no mercado europeu, mover essa produção para a Europa faria pouco sentido.

Responsável por desenvolver a tecnologia PHEV (híbridos plug-in) no seio da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a marca japonesa deverá revelar a sua estratégia europeia nas próximas semanas.

Mitsubishi Outlander PHEV
Longe de ser uma novidade no mercado, o Mitsubishi Outlander PHEV conseguiu ser o híbrido plug-in mais vendido na Europa no ano passado.
VÊ TAMBÉM: O Rolls-Royce das torradeiras é uma… Mitsubishi

Segundo um porta-voz da marca, “no que diz respeito a detalhes regionais específicos, temos de esperar até que a MMC (Mitsubishi Motors Corporation) anuncie o nosso próprio plano de médio prazo para ver aonde é que a Europa se insere (ao nível de vendas, modelos e tecnologia) dentro da nova estrutura de aliança”.

Caso não te recordes, não é só a Mitsubishi que está a rever o seu posicionamento na Europa. Também a Nissan deu início à implementação de um plano de recuperação — Nissan Next — que fará com que a sua oferta no “Velho Continente” seja revista e a sua presença diminuída.

Fonte: CarScoops.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Qual era a cilindrada do Mitsubishi Pajero Evolution?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mitsubishi Pajero Evolution. Feito para vencer, literalmente.