Notícias Carlos Ghosn abandonou os cargos de CEO e Chairman da Renault

Indústria

Carlos Ghosn abandonou os cargos de CEO e Chairman da Renault

Depois de ter perdido os cargos na Nissan e na Mitsubishi, Carlos Ghosn demitiu-se dos cargos na Renault. Entretanto já há dois nomes na linha de sucessão.

Carlos Ghosn com Renault K-ZE

Preso desde novembro no Japão por má conduta financeira, Carlos Ghosn demitiu-se dos cargos de chairmanCEO da Renault. A demissão foi confirmada pelo ministro das finanças francês, Bruno Le Maire (o estado francês controla, à data, 15% da Renault).

De acordo com a Reuters, a demissão de Ghosn surgiu na véspera de uma reunião que se destinaria a definir a nova liderança da Renault, isto após pedido do governo francês e de Carlos Ghosn ter visto os seus pedidos de fiança serem recusados pelos tribunais japoneses.

A demissão dos cargos de CEO (que ocupou por 14 anos) e de chairman (no qual esteve uma década) da Renault são o mais recente episódio de um escândalo que teve início em novembro.

VÊ TAMBÉM: O Renault Twingo foi renovado, mas será que detetas as diferenças?

Nessa altura, Carlos Ghosn foi detido no Japão por suspeita de evasão fiscal. Desde então, foi formalmente acusado de má conduta financeira, viu o período de detenção prolongar-se por tempo indeterminado por suspeitas de o mesmo crime se ter prolongado entre 2015 e 2017 e perdeu ainda os cargos de chairman e diretor representativo da Nissan e de chairman da Mitsubishi.

Os sucessores

Apesar de por esta altura a reunião do conselho de administração da Renault que se destina a definir quem vai assumir os destinos da marca ainda dever estar a decorrer (teve início às 10h), já há dois nomes que surgem como possíveis sucessores de Carlos Ghosn nos cargos dos quais este se demitiu.

Ao que tudo indica, Jean-Dominique Senard, patrão da Michelin, deverá ocupar o cargo de chairman da marca francesa. Já o cargo de CEO deverá ser entregue a Thierry Bolloré, que já  executava o cargo de forma interina desde que a Renault decidiu lançar uma auditoria aos vencimentos de Ghosn.

Agora só resta a Carlos Ghosn esperar pela decisão dos tribunais nipónicos. Caso seja declarado culpado pelos crimes de que está acusado, Carlos Ghosn pode vir a ter de cumprir uma pena de 10 anos de prisão, pagar uma multa de 10 milhões de yen (cerca de 78 mil euros) ou ambos.

Fontes: Reuters, Automotive News Europe, SIC Notícias

Sabe esta resposta?
Qual era a velocidade máxima do Renault Safrane Biturbo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault Safrane Biturbo, a resposta francesa às “super-berlinas” alemãs