Notícias A Ford quer criar cintos de segurança… aquecidos

Patente

A Ford quer criar cintos de segurança… aquecidos

A Ford patenteou um sistema para cintos de segurança aquecidos. Tudo para aumentar o conforto e, quem sabe, incentivar o uso do cinto.

Cinto de segurança

Depois do cheiro a carro novo, a Ford quer atacar outro problema que os condutores de todo o mundo enfrentam: os cinto de segurança… frios(?!). É verdade, depois dos cintos de segurança com airbag podem estar a caminho os cintos de segurança aquecidos. Pelo menos se a Ford decidir produzir o sistema que patenteou nos Estados Unidos da América.

A verdade é que se já temos bancos aquecidos, volantes aquecidos e todo um sistema de aquecimento do habitáculo, que mal pode fazer aquecer um pouco aquela faixa de fibra que nos prende ao banco e oferece proteção em caso de acidente? Este parece ter sido o raciocínio feito pela Ford quando decidiu patentear este sistema.

Não sabemos se a Ford planeia mesmo avançar com a produção de cintos de segurança aquecidos ou se apenas quis ter a patente para o caso de outra marca ter a mesma ideia.

VÊ TAMBÉM: Achas que estás a ver um Ford GT40 original? Olha outra vez
Cinto de segurança aquecido Ford
Quando se encaixa o cinto, a fivela recebe energia elétrica que permite aquecer o cinto.

Como funcionam os cintos de segurança aquecidos?

Uma explicação simples para o funcionamento deste sistema está no coser de resistências elétricas às fibras usadas no cinto de segurança e quando o prendemos, é alimentado por uma corrente elétrica que permite aquecer o cinto. Como é óbvio tanto o condutor como o passageiro têm controlo sob o nível de aquecimento.

Ao longo do documento de registo da patente (que conta com 31 páginas…) a Ford apresenta diversos estilos de cinto e até de encaixe, mas o conceito mantém-se sempre o mesmo: colocamos o cinto e ficamos presos a um pedaço de fibra aquecido por eletricidade.

Esta não é a primeira vez que a Ford nos surpreende com patentes e ideias fora da caixa. Desde um habitáculo que mais parece um carrossel até um sistema de aproveitamento de água da chuva, se há coisa que não tem faltado à marca do oval azul são ideias.

Sabe esta resposta?
Qual é a cilindrada do motor usado pela Ford Ranger Raptor?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Ranger Raptor. Uma Pick-up americana em versão europeia