Notícias Cheiro a carro novo pode ter os dias contados… e a culpa é dos chineses

Insólito

Cheiro a carro novo pode ter os dias contados… e a culpa é dos chineses

Provavelmente fazes parte do grupo que adora o cheiro a carro novo. No entanto a Ford está a tentar acabar com ele, tudo por causa da China.

Ford Fiesta Active

Parte da “magia” de comprar um carro novo tem também a ver com a possibilidade de sentir aquele cheiro a plástico e outros componentes acabados de montar sempre que nos sentamos ao volante. No entanto a Ford está decidida a acabar com o cheiro a carro novo.

É que se na Europa há até empresas de ambientadores que tentam recriar o cheiro para to venderem em arvorezinhas que colocas no espelho, para que possas usufruir do cheiro a carro novo por mais tempo, há um país onde os consumidores simplesmente abominam esse odor. Esse país é a China.

VÊ TAMBÉM: A China é o paraíso dos carros elétricos. Porquê?

Quem o disse foi Brent Gruber, um dos diretores da J.D Power, que em declarações à Detroit Free Press afirmou: “O cheiro desagradável no interior dos carros novos continua a ser o problema número um nesse mercado (n.d.r. Chinês)”. Para teres ideia da gravidade do “problema”, mais de 10% dos inquiridos pela J.D Power na China queixaram-se do cheiro a carro novo.

"Esta taxa de queixas é cerca do dobro da taxa de reclamações em relação ao segundo maior problema, o consumo excessivo".

Brent Gruber, diretor sénior da J.D Power

Deixar o carro a “cozer” ao sol

Para agradar ao mercado chinês (já no passado a Ford tentou agradar-lhe) a marca americana patenteou um método que visa eliminar este cheiro. O processo consiste em deixar o carro ao sol com as janelas abertas, o motor a trabalhar e a ventilação/aquecimento ligada até que os materiais usados no fabrico do interior libertem todos os gases que dão origem ao cheiro a carro novo.

A Ford está a levar tão a sério o “problema” que contratou 18 “cheiradores” chineses para detetarem odores desagradáveis no interior dos seus modelos. Não é a primeira vez que a marca da oval azul tenta eliminar o cheiro a carro novo. Já há uns anos atrás tinha instalado recipientes com carvão dentro dos modelos da Lincoln para tentar remover o famoso odor.

VÊ TAMBÉM: Ford Escort continua vivo e bem de saúde… na China

Mas, verdade seja dita, os chineses não estão completamente errados. É que o cheiro é causado por um processo que acontece aos plásticos e produtos sintéticos nos seus primeiros tempos de utilização, designado “desgaseificação”.

É por isso que quando se deixa um carro novo muito tempo ao sol se devem abrir as janelas, pois nesses casos os níveis de gases no habitáculo estão mais elevados, sendo até considerado tóxicos.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência da Ford Ranger Raptor?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Ranger Raptor. Uma Pick-up americana em versão europeia