Notícias Ford tem patente para um habitáculo que parece um… carrossel

Patente

Ford tem patente para um habitáculo que parece um… carrossel

A Ford registou uma patente para um novo design de um habitáculo que ao início não parece fazer muito sentido, mas há lógica por detrás do… carrossel.

Ford — patente habitáculo circular

A figura que podem ver em destaque foi registada pela Ford no Registo de Patentes dos EUA em abril de 2016, e é agora publicamente conhecida. Esta revela um habitáculo circular, com um padrão único na disposição dos bancos, dispostos em círculo à volta de uma mesa redonda central.

Este habitáculo permite que todos os passageiros — pelo menos seis, olhando para a figura — se vejam uns aos outros como se estivessem sentados a uma mesa. De acordo com a descrição da patente estamos a ver:

Um veículo inclui uma parede com uma forma cilíndrica circundando um compartimento de passageiros. O veículo inclui uma mesa no compartimento dos passageiros, uma calha circular fixada no compartimento à volta da mesa e uma pluralidade de assentos montados e independentemente deslizáveis ao longo da calha.

Ford — patente habitáculo circular
Parece mesmo um carrossel.
RELACIONADO: Objetos que “desaparecem” entre os bancos? A Toyota tem a solução

Onde está o condutor?

Talvez a pergunta mais óbvia tenha a ver com o lugar do condutor, ou melhor, a falta do lugar do condutor. E a sua ausência é o que dá sentido a esta solução deveras invulgar. Como já devem ter percebido, trata-se de uma solução para um eventual veículo autónomo de Nível 5, que permite prescindir totalmente do volante e pedais.

Quando os automóveis totalmente autónomos forem uma realidade, a disposição dos bancos não terá de ser a mesma de hoje — não têm de estar virados para a frente e colocados em filas uns atrás dos outros.

Se não existe necessidade de conduzir, tal como acontece hoje em dia num comboio ou outros meios de transporte, já vemos bancos posicionados para a frente, para trás, laterais, ou até em semi-círculo.

No entanto, não deixa de ser uma solução invulgar, até pelo formato cilíndrico — não parece ser a solução mais aerodinâmica para um automóvel —, que assemelha-se, sobretudo na segunda figura, a um… carrossel.

Haverá no futuro algum veículo autónomo da Ford com esta invulgar configuração? Quem sabe… É uma patente e inúmeras são registadas de forma constante, pelo que não significa que algo surja nos próximos anos. Mas merecia definitivamente a realização de um protótipo para demonstrar a validade da solução.

Sabe esta resposta?
Qual destes motores foi estreado pelo mais recente dos Ford Edge em Genebra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Edge estreia motor 2.0 EcoBlue Bi-Turbo (e não só…)