Notícias Fisker EMotion. Rival do Tesla Model S promete mais de 640 km de autonomia.

CES 2018

Fisker EMotion. Rival do Tesla Model S promete mais de 640 km de autonomia.

Rival anunciado (e adiado) do Tesla Model S, o novo Fisker EMotion EV, projecto de berlina de luxo elétrica de Henrik Fisker surge no CES com mais informações e imagens.

Fisker EMotion EV 2018

Com a já “morta e enterrada” Karma Automotive, hoje nas mãos dos chineses, o designer e empreendedor dinamarquês Henrik Fisker tenta afirmar um novo projeto para uma berlina de luxo, mas também de altas prestações, elétrica, ao qual deu o nome de EMotion EV — o derradeiro rival do Tesla Model S?

Apesar das dificuldades que este projeto revela em “descolar”, volta a surgir agora sob os holofotes do palco, com novas imagens e mais informações.

Fisker EMotion EV 2018

O mesmo designer que criou produtos como o BMW Z8 e X5, Aston Martin DB9 e V8 Vantage, ou, mais recentemente, o VLF Force 1 e o Fisker Karma, surgirá com uma autonomia anunciada superior a 644 quilómetros (400 milhas), assim como com um preço base que, nos EUA, deverá rondar os 129 mil dólares (cerca de 107 500 euros).

Fisker EMotion EV promete acelerações avassaladoras

Ainda de acordo com as informações divulgadas no site da marca, o Fisker EMotion EV deverá debitar uma potência à volta dos 780 cv, transmitidos às quatro rodas, com a qual deverá ser capaz de atingir as 60 mph (96 km/h) em menos de 3,0s e atingir uma velocidade máxima de quase 260 km/h.

Como já referimos, a autonomia anunciada é superior a 644 km, graças a um pack de baterias de iões de lítio — ainda não há confirmação sobre a sua capacidade — podem ser carregadas de forma rápida (fast charge) e segundo o designer, necessitam apenas de nove minutos de carregamento para permitirem 201 quilómetros (125 milhas) de autonomia.

Próximo passo: baterias de estado sólido

No entanto e apesar dos números impressionantes, o dinamarquês não deixa de referir que ainda não colocou de parte a possibilidade de instalar no EMotion EV uma inovadora solução de baterias de estado sólido — solução que também levou ao CES.

Esta nova geração de baterias promete elevar, segundo Fisker, a autonomia do EMotion acima dos 800 km e tempos de carregamento tão baixos como um minuto. Números que só são possíveis por recorrer ao grafeno para este tipo de baterias, que permitem densidades 2,5 vezes maiores que as atuais de lítio. Quando as poderemos ver? Segundo Fisker, tão cedo como 2020.

Fisker EMotion EV 2018

Berlina de luxo, que parece um desportivo

Quanto ao design, Fisker revela: “obriguei-me a mim próprio a levar o mais além possível o design do carro, sem que, para isso, tivesse de abdicar de tudo aquilo que gostamos nas formas de um automóvel”.

As dimensões assemelham-se às do Tesla Model S, com a percepção de ser bastante mais compacto, devido a soluções como jantes de 24 polegadas — e pneus Pirelli de baixa resistência ao rolamento. Tem quatro portas — abertura “asa de borboleta”, segundo Fisker —, e o interior, bastante luxuoso, garante lugar para quatro, ou em opção, cinco passageiros.

Chassis em fibra de carbono e alumínio

A elevada autonomia e expectável alta densidade das baterias, têm como consequência, um peso elevado. Para atenuar o seu impacto, fibra de carbono e alumínio foram aplicados no chassis — o EMotion será produzido em pequenos volumes, o que facilita o recurso a materiais mais exóticos.

Ainda no campo tecnológico, destaque-se a aposta na condução autónoma com a presença de cinco LiDAR da Quanergy, que garantem ao Fisker EMotion capacidade para condução autónoma de nivel 4.

Fisker EMotion EV 2018

“Os consumidores querem poder optar, no que diz respeito aos automóveis. Sendo que nós acreditamos que existe muito espaço ainda para a entrada de novas marcas, em particular, no que aos veículos elétricos diz respeito”

Henrik Fisker, designer e criador do Fisker EMotion EV

Lançamento anunciado para 2019

Recordar apenas que, após alguns adiamentos, a nova berlina de luxo elétrica de Henrik Fisker tem chegada prevista ao mercado para o final de 2019. Restando apenas saber se com os argumentos que o designer dinamarquês anuncia e que, então sim, farão dele um rival direto do Tesla Model S

Fisker EMotion EV 2018
Sabe esta resposta?
Qual a potência que anuncia o 1,8 litros que equipa o novo Renault Mégane RS?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault Mégane RS. Bastam 5,8s para chegar aos 100 km/h
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Renault Mégane RS. Bastam 5,8s para chegar aos 100 km/h